Geral

Lei Seca já abordou mais de 18 mil motoristas em dois anos de vigência

30/06/2014
Lei Seca já abordou mais de 18 mil motoristas em dois anos de vigência
Operação Lei Seca: fiscalização completou dois anos de vigência em Alagoas (Foto: Ascom Detran)

Operação Lei Seca: fiscalização completou dois anos de vigência em Alagoas (Foto: Ascom Detran)

    A Lei Seca completou no último sábado (28) dois anos de vigência em Alagoas. Neste período, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) – em parceria com outros órgãos fiscalizadores -, vem intensificando as abordagens aos condutores com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito em todo o Estado.
Ao todo, 18.244 motoristas já foram abordados, 1.710 CNHs foram recolhidas, 1.001 carros foram apreendidos e 238 condutores foram presos em flagrante por crimes de trânsito.
O dispositivo legal é parte que integra o Plano Brasil Mais Seguro – Alagoas e o Plano Nacional de Segurança Pública. A lei, no entanto, foi atualizada em dezembro de 2012 e passou a considerar crime de trânsito a condução de veículos sob influência de álcool – quando ultrapassado 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expirado – ou outra substância psicoativa que determine dependência.
A infração prevista para quem estiver alcoolizado ou se negue a fazer o teste do etilômetro é classificada como gravíssima, acarretando a perda de sete pontos na CNH mais multa de R$ 1.915,40. O motorista terá, ainda, que responder um processo administrativo no Detran/AL, podendo ter seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, além de passar por curso de reciclagem e prova.
De acordo com o coordenador setorial de Segurança no Trânsito, Emerson Dantas, a Lei Seca é um instrumento estratégico para evitar acidentes. “As operações, sem dúvidas, têm contribuído para a redução no número de sinistros em Alagoas. As fiscalizações e restrições previstas colaboram para conscientização da sociedade e poupam que vidas sejam perdidas no trânsito”, analisa.