Geral

Hemocentros abrem Campanha de Doação de Sangue para a Copa

03/06/2014
Hemocentros abrem Campanha de Doação de Sangue para a Copa

Meta é triplicar o número de doações diárias, quando são coletadas geralmente 35 bolsas de sangue; alunos da Escola Municipal Antídio Vieira, no Trapiche, foram premiados pela criação da logomarca e slogan da campanha (Fotos: Olival Santos)

Meta é triplicar o número de doações diárias, quando são coletadas geralmente 35 bolsas de sangue; alunos da Escola Municipal Antídio Vieira, no Trapiche, foram premiados pela criação da logomarca e slogan da campanha (Fotos: Olival Santos)

  Com o objetivo de salvar vidas, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizaram, nesta terça-feira (3), a abertura da Campanha de Doação de Sangue para a Copa. A iniciativa tem como slogan “Doe sangue e faça o gol da vida” e irá distribuir camisas até o dia 12 de junho para os doadores de sangue que contribuírem com esse gesto de solidariedade.
A campanha pretende reforçar o estoque de sangue durante a Copa do Mundo, festas juninas, feriados e férias de julho. Segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, são esperadas cerca de 100 doações a cada dia da campanha. Esse quantitativo visa triplicar o número de doações diárias, quando são coletadas geralmente 35 bolsas de sangue/dia.
“É necessário captar um número expressivo de doações de sangue durante a campanha para que possamos atender a todas as transfusões desse período, além de formamos um estoque estratégico para fornecermos sangue em caso de intercorrências”, explica Verônica Guedes, que lembra sobre a necessidade permanente de conquistar doadores.
Participaram da solenidade, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Antônio de Pádua; a superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Aparecida Auto; o diretor da Escola Municipal Antídio Vieira, Edimar Oliveira; além dos servidores e colaboradores da instituição.

    Premiação

Durante a solenidade, os alunos da Escola Municipal Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, foram premiados pela criação da logomarca e slogan da campanha. Em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió, o concurso do Hemoal iniciou no último mês de abril, quando 28 anos alunos criaram logomarcas e slogans que concorreram para ilustrar a camisa a ser entregue aos doadores.
“A participação dos alunos não foi apenas na criação da logomarca e slogan, mas também sobre a conscientização do ato solidário que é a doação”, esclareceu o diretor da escola, Edimar Oliveira. Na oportunidade, os 28 alunos foram homenageados, com destaque para os três primeiros colocados: Newdson dos Santos, Gabriel Cícero da Silva e Andrey da Paixão.
“Minha avó já precisou de sangue e minha mãe doou. Quando atingir a idade para doação (16 anos), também vou querer ajudar”, disse o estudante Andrey da Paixão. A diretora do Hemoal enfatizou ainda que captação de doadores começa pela conscientização.
“Receber sangue é renovar a vida”, descreveu o psicólogo Sidney José dos Santos, que recebe sangue continuamente devido à anemia – ele é portador de doença falciforme. “Esse é o único ‘medicamento’ que não posso comprar. Eu preciso desse ato de amor – que é a doação – para contribuir com a população da mesma forma que esses jovens estão colaborando com a vida” disse, em depoimento.

    Quem pode doar

Para doar sangue, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde, comparecer às unidades portando um documento de identificação com foto e comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg.
O Hemoal unidade Trapiche funciona na Rua Dr. Jorge de Lima, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Já o Hemoal Farol, está localizado no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. Quanto ao Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.