Geral

Estado firma parceria para fortalecer cadeia da ovinocaprinocultura

27/06/2014
Estado firma parceria para fortalecer cadeia da ovinocaprinocultura

Cadeia produtiva da ovinocaprinocultura fica mais forte com nova parceria no setor (Foto: Ascom Seagri)

Cadeia produtiva da ovinocaprinocultura fica mais forte com nova parceria no setor (Foto: Ascom Seagri)

  A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) fez solicitação e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) atendeu. E assim começa a nascer mais uma parceria que irá fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do Estado.
Na quinta-feira (26), o primeiro passo foi dado, quando a Accoal entregou quatro reprodutores ao Centro Xingó de Convivência com o Semiárido das raças Santa Inês e Dopper. O objetivo é que eles beneficiem produtores atendidos pelo Arranjo Produtivo Local Ovinocaprinocultura no Sertão e pelo Programa Alagoas Mais Ovinos, desenvolvido pela Seagri.
Na solenidade, estiveram representantes da Seagri, Seplande, Sebrae, Accoal, Chesf, Banco do Brasil e outros.
O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido –  que faz parte do programa de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais do sertão alagoano e também das ações do Alagoas Tem Pressa – será um local de difusão de tecnologias rurais e de desenvolvimento e pesquisas e capacitações, principalmente nos segmentos de ovinocaprinocultura, apicultura e avicultura familiar.
De acordo com Luciano Barros, superintendente de inclusão produtiva da Seagri, as ações do Centro Xingó já começaram a se desenhar, mesmo antes de sua inauguração. “Estamos trabalhando já focados numa visão de futuro. Trazer estes animais para cá representa investir no melhoramento genético do rebanho alagoano e estimular os produtores a manterem um padrão de qualidade”, destacou Luciano.
O Centro Xingó também contará com uma biofábrica para produção de sementes e mudas. As obras de reforma, ampliação e adequação das instalações do Centro Xingó já estão em andamento e a previsão de inauguração está para setembro.
“A Accoal tem associados e cooperados com animais de alta genética e conhecendo a proposta do Centro Xingó resolvemos dar a nossa contribuição para beneficiar outros produtores alagoanos e fortalecermos a cadeia produtiva como um todo. A localização do Centro Xingó tem potencial para a atividade e sabemos que este é um trabalho sério”, disse o presidente da Accoal, Marco Antonio Maranhão.
“O trabalho da Seagri se baseia na valorização dos produtores, no incentivo ao associativismo e ao cooperativismo. Sabemos que ninguém é forte sozinho e por isso junto com outros parceiros estamos mudando a realidade do setor agropecuário do Estado”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior.