Geral

Escola do Governo capacita cerca de 1500 servidores no primeiro semestre

27/06/2014

Somente neste primeiro semestre de 2014, o Governo de Alagoas já garantiu capacitação para cerca de 1500 servidores por todo o Estado. As capacitações estão dentro do Programa de Valorização do Servidor, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Escola de Governo de Alagoas (EGAL).

Com um diálogo constante entre os Recursos Humanos das secretarias do Estado, a EGAL oferta cursos para sanar as demandas repassadas pelos RHs, de acordo com as necessidades dos servidores das secretarias e órgãos de Estado.

“Temos um foco específico repassado pelos RHs para a realização de cada curso. Isso faz com que o servidor aprenda novas ferramentas e estabeleça novos parâmetros, mudando a gestão para melhor. Além da troca de experiências que eles têm entre si durante a capacitação”, enfatiza a superintendente da Escola de Governo, Síria Libânia, acrescentando que existem atualmente 205 instrutores capacitados para ministrar os cursos.

A participação dos servidores tem sido constante. De acordo com a superintendente, a procura por cursos na Escola de Governo, por parte dos servidores também vem crescendo, fruto dos investimentos em qualidade, priorizados pela EGAL. Desde o início do ano, foram 12 cursos com as 40 vagas ofertadas preenchidas, e mais seis turmas de informática com 24 vagas.

A servidora pública Milene Mendes, da Secretaria de Estado da Saúde, conta que sempre está atenta aos cursos ofertados. “Os cursos da Escola de Governo trouxeram um diferencial para minha carreira no serviço público. Eles aperfeiçoaram os meus conhecimentos e quebraram o paradigma de que o setor público não se atualiza”, disse.

No interior do Estado, a Egal, em parceria com o Instituto Cidadão, conseguiu chegar a Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca e Palmeira dos Índios levando mais qualificação profissional aos servidores da região. O Instituto Cidadão, que desde 2011 é parceiro da Escola de Governo, já capacitou cerca de cinco mil servidores em mais de dez municípios.

“O servidor do interior é carente para se deslocar até a capital e receber a qualificação. Então, nós vamos até ele e sempre temos um número grande de participação. Somente em Palmeira dos Índios, foram 132 participantes do curso”, afirma Síria Libânia.

Até o fim do ano, a Escola de Governo pretende alcançar a mais municípios do interior de Alagoas. Entre os dias 21 e 25 de julho, é a vez de Piranhas receber o módulo do Projeto Escola de Administração Pública IV.

Novidades

Uma das novidades em 2014 foi a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e Escola de Governo, que juntos conseguiram realizar, pela primeira vez em Alagoas, o Curso de Formação de Oficiais (CAO). Ao todo são 35 capitães do CBMAL e 2 capitães do Corpo de Bombeiros de Sergipe que participam do CAO e já receberam cinco etapas do curso. O CAO será finalizado em outubro e no total serão 18 disciplinas ministradas.

Convênios

Ainda neste primeiro semestre, cerca de 530 servidores participaram dos cursos ofertados pela EGAL em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2013, a FAN-FGV capacitou mais de mil servidores públicos. Os convênios se estendem a descontos em cursos de nível superior, em outras faculdades de Maceió, tanto para o servidor como para seus filhos.

“Hoje o servidor é valorizado, os cursos são de qualidade, inclusive os realizados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que para os servidores são gratuitos. Esses cursos permitiram que a gente acompanhasse a melhoria de gestão adotada”, relata a servidora pública Maria Inês, que desde 1982 está no Governo de Alagoas.

O catálogo de cursos para o segundo semestre já está finalizado. De agosto a dezembro, mais oito cursos serão iniciados, com carga horária de 40h e 40 vagas disponíveis por turma. A EGAL irá disponibilizar, ainda, mais seis turmas de informática com 24 vagas. É preciso ficar atento ao sitewww.escoladogoverno.al.gov.br para saber mais sobre os descontos, cursos disponíveis e seus períodos de inscrição, que já começam em julho.