Geral

Ecoturismo e turismo de aventura potencializam atrativos do Estado

09/06/2014
Ecoturismo e turismo de aventura potencializam atrativos do Estado

Turismo de aventura está em crescimento em Alagoas (Foto: Ascom Setur)

Turismo de aventura está em crescimento em Alagoas (Foto: Ascom Setur)

  Alagoas possui belezas naturais distribuídas por todas as regiões que vão muito além de seu litoral. De norte a sul é possível se aventurar em trilhas, banho de cachoeira, mergulho e parasail (atividade recreacional em que o praticante é puxado por um veículo – geralmente uma lancha – conectado a um paraquedas especial).
Embora o Estado ainda seja um destino fortemente ligado ao turismo de “sol e mar”, é possível afirmar que o ecoturismo e o turismo de aventura estão ganhando cada vez mais espaço.
Enquanto o ecoturismo integra o homem à natureza, despertando a consciência de conservação, preservação e contemplação ambiental, o turismo de aventura possui uma proposta bem mais sensorial, de contato com o meio ambiente. Esta segmentação turística é caracterizada por atividades recreativas que envolvem desafios, mas que não possuem o caráter competitivo e proporcionam o desfrute de experiências como liberdade, prazer e superação.
O ecoturismo é o segmento de turismo que mais cresce no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A pesquisa – realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura encomendada pelo Ministério do Turismo (Mtur) -, mostra que o crescimento do turismo de natureza está à frente de destinos de sol e praia e de negócios. A pesquisa ainda apresenta que 21% dos estrangeiros que visitam o Brasil vêm em busca de contato com as belezas naturais.

    Experiências Sensoriais

O encantamento por um lugar depende muito das experiências vividas nele. Por isso, empresários investem em diferenciais. Os detalhes importantes para encantar mais aos turistas fizeram com que o empresário Robério Ramos, à frente da Farol da Foz Ecoturismo – empresa localizada no litoral sul de Alagoas, em Piaçabuçu – comemorasse o certificado de excelência da TripAdvisor como o Melhor Passeio de Barco até a Foz do Rio São Francisco em 2014.
“No nosso passeio  oferecemos dois diferencias que considero bem grandiosos. Como trabalhamos com grupos pequenos, de até sete pessoas, podemos levar os visitantes para tomar um banho na Foz do Rio São Francisco, além de informá-los sobre a região, mostrar fotos antigas e interagir com eles”, explica.
Atuando no mercado há 16 anos, a Farol da Foz atua no segmento de turismo de aventura em toda região do São Francisco, em diversas modalidades, entre elas, o passeio panorâmico de parasail, que pode ser na praia ou nas águas do Velho Chico. Para quem não aprecia altura, a empresa oferece opções como ski-bunda, ski-pança, trilhas e passeios de buggy, super-buggy (carro com capacidade para oito pessoas).
“Todas as atividades são oferecidas por instrutores e condutores capacitados pela da Abeta Nacional [Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura], Sebrae e Ministério do Turismo”, explica Ramos.
Para a realização de qualquer uma das atividades, é preciso agendar com antecedência e estar sujeito aos fenômenos naturais, como a altura das marés. Os preços também são atrativos: os passeios custam a partir de R$ 35,00 reais por pessoa.

    Ecoturismo

A região dos Quilombos se destaca por oferecer um cenário esplêndido de ecoturismo. O município de Murici, localizado a 51 quilômetros de Maceió, abriga a maior reserva de Mata Atlântica do Estado, habitada por diversas aves endêmicas, como o Zabelê. O local possui cachoeiras belíssimas, que proporcionam a contemplação de mais uma das belezas naturais de Alagoas.
Em Ibateguara, distante a 110 quilômetros da capital, encontram-se as quedas d’água mais altas do Estado. As cachoeiras de “Dantas” e “Tombador” chegam a 144 metros de altura e são ótimas para um banho energizante.
Em União dos Palmares está a Serra da Barriga, que abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em homenagem ao líder Zumbi. O local é cercado de vegetação nativa que é realçada pelas palmeiras reais e o rio Mundaú.