Política

Demonstrações de fé marcam missa em homenagem a Frei Damião

02/06/2014
Demonstrações de fé marcam missa em homenagem a Frei Damião

canafistulaO distrito de Canafístula, em Palmeira dos Índios, realizou celebrações religiosas (procissão e missa) em memória a Frei Damião, considerado santo pela população nordestina, e cujo processo de beatificação – para posterior canonização – já tramita no Vaticano desde 2012. Em Canafístula, as demonstrações de fé eram evidentes, com cerca de 3 mil fieis de todo o Brasil, que foram ao local agradecer e pedir bençãos. O cadeirante José Pereira dos Santos, 44 anos, é um deles. Natural de Boca de Mata, ele foi para agradecer todas as bençãos alcançadas e pedir outras. Apesar de todos os problemas, lembrou ele, é questão de fé estar presente nesta data.
A celebração é organizada pelo ex-deputado Antonio Ferreira. Ele cobrou maior apoio do governo do Estado para garantir mais acessibilidade da população à sede da Associação Beneficente Frei Damião. A celebração acontece há muito tempo, desde 1983, quando o espaço era utilizado pelo Frei para eventos importantes ligados à fé.

canafistula1Collor lembrou da relação que mantinha com o Frei
Também participando das celebrações, o senador Fernando Collor levou consigo o crucifixo que recebeu de Frei Damião, no último encontro que teve com ele. Durante as comemorações, Collor lembrou das palavras que ouviu do missionário ao lhe entregar o presente: “que esse instrumento sirva para levá-lo de volta ao lugar de onde você nunca deveria ter saído”. E disse: “Tenho certeza de que, ao lado do Deus pai, ele estará nos ajudando nas dificuldades e nas vitórias da vida”. Collor disse que acredita na decisão do Papa de canonizar em breve o Frei Damião. “A demonstração de fé aqui é evidente e latente. Só um homem santo pode fazer isso”.
A missa foi ministrada pelo padre Aloísio Ferreira, pároco da igreja de Canafístula.