Geral

Delmiro Gouveia: Primeiro Centro de Acolhimento para dependentes no interior é entregue

02/06/2014
Delmiro Gouveia: Primeiro Centro de Acolhimento para dependentes no interior é entregue

1º Centro de Acolhimento para Dependentes Químicos no interior de Alagoas entregue pelo Governo de Alagoas (Foto: Ascom Sepaz)

1º Centro de Acolhimento para Dependentes Químicos no interior de Alagoas entregue pelo Governo de Alagoas (Foto: Ascom Sepaz)

  O Governo de Alagoas inaugurou neste domingo o Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química – Unidade Sertão, no Centro de Delmiro Gouveia.  A instalação desse ponto de triagem e atendimento do Acolhe Alagoas responde à interiorização dos serviços da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e é um projeto estruturante do Alagoas Tem Pressa.

 O novo equipamento – o primeiro fora de Maceió – irá atender às cidades do Alto Sertão alagoano de segunda a sexta, das 8h às 17h, facilitando o atendimento de famílias com dependentes químicos em busca de acolhimento gratuito e voluntário. O local contará com dois veículos próprios, psicólogo e assistente social, além de funcionar como ponto de apoio para grupos de autoajuda para famílias e dependentes em recuperação.
O imóvel fica em uma região de fácil acesso: no Centro de Delmiro Gouveia, na Rua Olavo Bilac, 140, vizinho ao Centro Paroquial da cidade. É, inclusive, uma cessão da própria paróquia de Nossa Senhora do Rosário.
“Por várias vezes, tive mães batendo à minha porta em busca de ajuda para seus filhos. Estabelecemos uma boa parceria com a Sepaz e as equipes sempre vinham de Maceió, mas isso exigia, claro, um certo tempo. A abertura deste Centro de Acolhimento aqui em Delmiro não vai beneficiar somente à população local, mas todas as cidades do Alto Sertão alagoano”, explicou o padre José Aparecido da Silva.

 Interiorização

Já o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, o Centro de Acolhimento do Sertão vai facilitar o atendimento das famílias da região. “Essas pessoas não vão mais precisar ir a Maceió ou esperar a visita de uma equipe dos Anjos da Paz para serem atendidas. Elas ganham mais uma referência para ajuda e informação. Nossos esforços na interiorização são justamente para aproximar o serviço daquelas pessoas que mais precisam”.
Para reforçar a divulgação do novo serviço do Centro de Acolhimento – Unidade Sertão, os Anjos da Paz vão atuar com uma edição da base avançada ao lado do início do funcionamento normal. A partir de segunda-feira (02) até sexta (06), eles partem de Delmiro para realizar visitas domiciliares e orientações em oito cidades sertanejas: Piranhas, Olho D’Água do Casado, Água Branca, Pariconha, Canapi, Inhapi e Mata Grande.