Política

Convenções nesta quinta formalizam candidatos da Frente de Oposição

18/06/2014
Convenções nesta quinta formalizam candidatos da Frente de Oposição

senador_01Os partidos que integram a Frente de Oposição para as eleições deste ano realizam convenção nesta quinta-feira, para homologar a chapa com as candidaturas majoritárias e proporcionais. A expectativa do coordenador da Frente, ex-governador Renaldo Lessa (PDT), é que a coligação feche com 14 partidos políticos, entre eles o PMDB, de Renan Filho e Luciano Barbosa, que serão confirmados como candidatos a governador e a vice-governador; o PTB, do ex-presidente Fernando Collor, que será o candidato do grupo ao Senado; e o PT, da presidente Dilma Roussef, que terá candidatos proporcionais para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.
“O grupo está unido, e chegou por consenso às indicações dos nomes para a eleição majoritária. Temos trabalhado para fechar a coligação com mais 10 partidos – deveremos chegar a 14, o que vai confirmar a Frente de Oposição como a maior coligação do Estado para as eleições deste ano”, destacou Lessa, que deverá ser confirmado como candidato a deputado federal. Ele lembrou que a última pesquisa do Ibobe, realizada no final de maio passado, confirmou o que já vinha sendo mostrado em outras pesquisas de intenções de votos: a liderança dos pré-candidatos majoritários  da Frente – Renan Filho e Fernando Collor – na preferência do eleitorado da capital e do interior.
Na semana passada, quando foi apresentado o nome do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, como o escolhido do grupo para ser o candidato a vice-govrnador, o senador Fernando Collor também destacou a força e a harmonia da Frente de Oposição. “Fomos o primeiro grupo a definir a chapa majoritária com antecedência, e por consenso, mantendo o equilíbrio, o diálogo e o respeito a todos os partidos. Essa é a maior frente partidária na disputa eleitoral e apresenta uma chapa que se consolida sob a chancela da vitória”, disse Collor, lembrando que a Frente conseguiu agregar todos partidos que fazem oposição ao governo de Alagoas e que atuam na base de sustentação  da presidente Dilma Rousseff.
“Esse alinhamento com o governo federal é fundamental, porque é preciso continuar trazendo recursos e garantindo novos projetos para avançar na construção do desenvolvimento. Alagoas é um Estado carente e não pode se isolar de Brasília. Senão, como garantir serviços decentes de saúde e educação de qualidade, sem o apoio do governo federal?”, destacou Fernando Collor.
Nas convenções de hoje, os partidos da Frente de Oposição também vão escolher os nomes que vão concorrer às vagas de deputado estadual e federal. Segundo Ronaldo Lessa, o ato será apenas cartorial (para cumprir a burocracia visando ao registro das candidaturas). Uma nova data será definida para o lançamento festivo das chapas majoritária e proporcional, provavelmente após a Copa do Mundo.
As convenções começam às 9h, na sede de cada partido que integra a Frente, é às 11 horas estarão todos no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, para comunicar oficialmente a coligação e as candidaturas.