Geral

Capacitação de servidores da Uncisal no ApuraSUS termina nesta sexta

06/06/2014
Capacitação de servidores da Uncisal no ApuraSUS termina nesta sexta

    A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal promove até esta sexta-feira (6) a oficina de capacitação para a operacionalização do software do ApuraSUS.

Servidores da Uncisal durante capacitação do sistema ApuraSUS (Foto: Ascom Uncisal)

Servidores da Uncisal durante capacitação do sistema ApuraSUS (Foto: Ascom Uncisal)

 O curso tem o apoio da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progad), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O evento iniciou na quarta-feira e contou com a presença de servidores do Hospital Escola Helvio Auto, Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Escola Portugal Ramalho, Hospital Geral do Estado e Unidade de Emergência do Agreste.
O pró-reitor de Gestão Administrativa da Uncisal, Erlon Barros, ressaltou a importância do curso: “Esse é um momento ímpar. Com esta nova ferramenta de trabalho que irá nos proporcionar o levantamento de dados e custos de cada unidade poderemos sim fazer um SUS com maior qualidade e agregar valor à assistência”.
A capacitação está sendo ministrada pelos técnicos do Ministério da Saúde Wagner Araújo e Álvaro Ribeiro. “O sistema pode fornecer informações quanto ao custo da unidade, valor médio de cada procedimento e um relatório gerencial”, destacou Ribeiro.
Ainda sobre a gestão das informações fornecidas pelo ApuraSus, Wagner Araújo pontuou que “os dados de cada unidade são de conhecimento estritamente dos gestores da unidade”.

 ApuraSus

Atualmente o Ministério da Saúde trabalha com o sistema ApuraSus em 11 estados da federação. Na Bahia, sete unidades de saúde já estão efetuando sua gestão de informações; no Distrito Feral são 11, no Rio Grande do Sul 14, Pernambuco dois, Paraíba sete, Goiás dois, Tocantins três, Pará três e em Alagoas cinco unidades já estão se capacitando para poder iniciar os trabalhos.
Na Uncisal, os apoiadores são Erlon Barros, o gerente de Desenvolvimento Institucional, Joaquim Recaldes, além de Ricardo Figueira e Francisco.