Geral

Brasil entra em campo nesta sexta diante da Sérvia

06/06/2014
Brasil entra em campo nesta sexta diante da Sérvia

daviNesta sexta-feira (06), a seleção brasileira entra em campo parar dar mais um passo rumo ao hexacampeonato. O objetivo não é fácil, como se sabe. Mas o amistoso diante da Sérvia, no estádio do Morumbi, às 16h, em São Paulo, pode ditar os caminhos do grupo na Copa do Mundo. O primeiro ponto a ser observado é a convivência entre time-torcida. Não é de hoje que a relação da seleção brasileira com o público paulista é difícil. Há tempos que a impaciência reina nos jogos do Brasil no maior polo econômico do país. Por isso, Felipão acha importante rever esse sentimento e quebrar de vez o paradigma de que a seleção verde-amarela não combina com São Paulo. Além disso, o Brasil estreia na Copa do Mundo atuando na Arena Corinthians, zona leste da capital. Trazer a torcida ainda mais para perto do grupo será fundamental no jogo diante da Croácia, no dia 12 de junho. Vale lembrar que o ambiente criado na Copa das Confederações não passou por São Paulo.
Dentro do campo, o capitão Thiago Silva retorna ao time titular, depois de ser poupado no confronto diante do Panamá, na última terça-feira, vencido por 4 a 0. A volta do camisa número 3 significa uma defesa mais sólida, entrosada e firme, sobretudo pelas características de liderança que o atleta do Paris Saint Germain apresenta, onde também é capitão. Além disso, Thiago Silva alivia a responsabilidade de Neymar em comandar a equipe, do ponto de vista psicológico.
Outra situação que pode se tornar fundamental na Copa é a possível entrada de William na vaga de Oscar. Os dois, companheiros de Chelsea, na Inglaterra, disputam a posição de principal armador do time. Contra o Panamá, Oscar foi substituído e William fez um dos gols da vitória. Além disso, o camisa 11 foi dispensado para acompanhar o nascimento do filho. A priori, Oscar está confirmado tanto para a partida contra a Sérvia, quanto para a estreia na Copa, diante da Croácia. Felipão, no entanto, já deu provas de que pode mudar a equipe de acordo com a exibição de William no último amistoso antes do Mundial. Em 2002, na conquista do penta, Luiz Felipe Scolari lançou Kleberson, até então desconhecido, na vaga de Juninho Paulista, que não voltou mais e viu o volante do Atlético Paranaense ser uma das revelações daquele Mundial.
No mais, o amistoso diante da Sérvia mostrará o que o Brasil pode encontrar diante da Croácia. Mesmo fora da Copa, a seleção do Leste Europeu é bem superior ao Panamá e deve impor mais dificuldade ao setor criativo brasileiro.
Será mais um passo de uma longa caminhada…