Artigos

Brasil é uma Festa

22/06/2014
Brasil é uma Festa

    “Paris é uma festa”, dizia Hemingway da bela cidade nos anos 20, centro cultural do planeta, as ruas efervesciam, luzes cintilavam , o povo se misturava com famosos (intelectuais, escritores, pintores, artistas). Bem assim está o Brasil, se tornou uma festa neste mês de Copa do Mundo, gente de vários países nas ruas torcendo por suas equipes de futebol, o povo se misturando com famosos ( artistas de tv, jogadores e pireguetes). O país foi invadido por quase um milhão de turistas hospedados em hotéis, motéis e nas ruas. A alegria tomou conta do povão.
Em uma semana de jogos já apareceram algumas decepções, a campeã, Espanha, candidatíssima ao título foi a primeira eliminada. O Brasil em duas partidas ficou aquém do que se esperava, com apenas uma vitória, não convincente, sobre a Croácia e o empate ôxo com o México. Alegam ter sido o goleiro o artífice dessa “vitória” mexicana. Analisando atentamente os lances, pode-se verificar, o goleiro fez boas defesas, entretanto, a imperícia dos chutes ou cabeçadas, como a de Thiago Silva, frente à frente com a barra, jogou a bola no peito do goleiro. O Brasil precisa jogar mais futebol para chegar à final. Sem meio de campo não se ganha jogo, Paulinho e Luiz Gustavo foram inúteis intermediários. O sistema tático do Brasil depende de um único jogador, Neymar. Um só jogador não carrega um time nas costas, futebol é esporte coletivo. O Felipão está se irritando com facilidade, não passa confiança aos jogadores no campo. Ou muda tudo ou voltamos para casa mais cedo, aliás, ficamos em casa mais cedo. Tem que arranjar um     lugar para o cafuzo Wilian, seja onde for, como fizeram com Tostão na copa de 1970. Um jornal inglês, calculou dentro da lei das probabilidades em cima dos últimos resultados, o Brasil está atualmente em sétimo lugar nas possibilidades matemáticas para ser campeão.
Assisti a todos os jogos, tenho meus palpites. A seleção que me encheu os olhos foi a Holanda no segundo tempo contra a Espanha. As equipes mais arrumadas taticamente, são, Alemanha, Chile, Itália, porém, o belíssimo e eficiente tocar de bola de Messi, desequilibra qualquer partida, a Argentina está na briga. Como ainda faltam duas rodadas e futebol é caixa de surpresa, podem aparecer outros candidatos a campeão.Enquanto as equipes jogam, a festa continua no Brasil e no mundo, são mais de 2 bilhões  de espectadores de olho na TV.
Rebuscando os acontecimentos e opiniões, os protestos e manifestações sobre a Copa, fica gritante o desperdício e a inutilidade da realização da Copa em 12 cidades, construindo elefantes brancos caríssimos, sem valia para o povo. Bastavam apenas seis cidades como sedes dos jogos, as que têm tradições futebolísticas com melhores rendas e melhores  públicos, Recife, Salvador, Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, e ter modernizado os estádios existentes, tornando a logística de hospedagem e viagem mais econômica, mais enxuta. O povão, os pobres, e os estrangeiros, sem acesso aos estádios assistem aos jogos na TV. Na televisão é irrelevante o local do jogo, tanto faz a Arena do Maracanã ou a Arena do Pantanal, o povo quer boa imagem e a cervejinha.
Quanto ao superfaturamento, a banalização do roubo, é um departamento à parte, Departamento da Polícia Federal e do Ministério Público, verificar quem é o responsável pela construção do estádio de Brasília ao custo de R$ 1,8 bilhões e outros. o Brasil também tornou-se também uma festa de bilhões para empreiteiros e o Governo.
Quanto ao legado da Copa, as obras de infra-estrutura nas cidades sedes serão bem vindas, porém o maior legado é o despertar da cidadania, os protestos, as caminhadas contra a Copa, esse legado não ficará apenas nas cidades sedes, espalhou-se pelo Brasil, quem sabe se não será um divisor de água acabando a letargia política do povo brasileiro?
Assisti aos dois primeiros jogos em minha poltrona preferida, gosto de verificar os detalhes das jogadas na repetição dos lances mostrados na televisão. Contaram-me que no bairro da Serraria, no Bar Celona, as moças comemoram o gol tirando as camisas amarelas. Foi uma frustração o 0 x 0 contra o México. Acho que segunda-feira assistirei o jogo contra Camarões nesse Bar Celona, ainda tenho esperanças no Neymar e no Fred.