Geral

Audiência Pública mobiliza jovens e estudantes durante debate sobre segurança e drogas

07/06/2014
Audiência Pública mobiliza jovens e estudantes durante debate sobre segurança e drogas
Juiza Isabelle Coutinho debateu problemática da violência na audiência pública

Juiza Isabelle Coutinho debateu problemática da violência na audiência pública

Cerca de 350 pessoas participaram da audiência pública sobre segurança e drogas, realizada no auditório do Ifal, na comunidade de Palmeira de Fora, em Palmeira dos Índios. Durante cerca de cinco horas, representantes de vários poderes debateram e apresentaram sugestões para enfrentamento destes dois desafios. “A audiência pública cumpriu o seu papel, inclusive com uma forte adesão de jovens, adultos, crianças, entre outros, segmentos da sociedade” destacou o vereador Júlio Cezar, que lamentou criticou a baixa adesão dos comerciantes e empresários no evento.
A juíza de Direito, Isabele Coutinho, que na ocasião representou o Tribunal de Justiça de Alagoas alertou as crianças para o risco das drogas e a importância da escola. “Estudem porque o caminho das drogas tem um fim trágico. Estudem e seja o que vocês desejam porque todos nós somos capazes, mas cuidado com as drogas” ensinou a magistrada, que direcionou sua fala aos jovens e adolescentes e parabenizou a iniciativa da audiência pública que mobilizou escolas localizadas em áreas críticas como: Palmeira de Fora, Vila Maria, Jardim Brasil e Alto do Cruzeiro.
Já o Defensor Público, Isaac Vinícius, seguiu a mesma estratégia e procurou interagir com o público presente. “A Defensoria Pública é um instrumento a serviço da população para promover o direito aqueles que não podem pagar um advogado. É também um instrumento de mediação, conciliação de impasses, assistência e orientação” explicou.
O secretário da Paz, Adalberon Sá, falou das ações de sua pasta e ressaltou a necessidade de uma mobilização política para reforçar o trabalho da Sepaz nos municípios. “Nossa intenção é desenvolver um trabalho na sala de aula com as crianças e os adolescentes” sugeriu. “Esperava mais empresários neste evento, em função, importância do tema nos dias atuais” observou o superintendente da PM, coronel Luís Carlos.
O comandante do 10º BPM, cel José Bispo, disse que a população precisa ajudar a polícia que não possui “bola de cristal”. “Já é possível ver uma presença maior de policiais nas ruas e isso se deve ao reforço do policiamento que recebemos. Outra novidade é a ROCAM, que está em pleno funcionamento, mas também estamos discutindo a implantação de uma nova modalidade, apontada como sugestão nesta conferência” revelou.

Audiência expressiva presente no evento

Audiência expressiva presente no evento

Participaram da audiência entre debatedores e convidados: a juíza de Direito de Palmeira dos Índios, Dra. Isabele Coutinho (representando o Poder Judiciário), Dr. Isaac Vinicius (Defensoria Pública), Secretário da Paz,Adalberon Sá, coronel Luiz Carlos (subcomandante PM), coronel Bispo e tenente Sales (10° BPM), coronel Wilson (BPA), secretária estadual do Trabalho, Stela Albuquerque, Bispo (militante na Prevenção, Tratamento e Repressão as Drogas), Ricardo Vitório (imprensa/OAB), Aparecida Costa (Secretária de Educação), vereadores Sérgio Passarinho (relator), Gilberto Vitório, Joelma Toledo e Márcio Henrique, entre outros.