Geral

ASA recebe Prêmio Vasconcelos Sobrinho na categoria Destaque Industrial

05/06/2014
ASA recebe Prêmio Vasconcelos Sobrinho na categoria Destaque Industrial

   image002 A ASA Indústria e Comércio Ltda. recebe, nesta quinta-feira (05), o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2014, na categoria Destaque Industrial. O projeto vencedor da 24ª edição do concurso, promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), foi Preservação dos recursos hídricos através da coleta seletiva de óleo com a participação da sociedade. A solenidade de entrega do prêmio acontece no auditório do Espaço Ciência, a partir das 16h desta quinta-feira, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Vasconcelos Sobrinho, que destacou outras sete categorias, é concedido anualmente a pessoas físicas, empresas e instituições (governamentais e não governamentais) que desenvolvem ações e projetos para promover a melhoria das condições socioambientais. Os vencedores recebem um troféu criado pelo artista Sérgio Vasconcelos.
O projeto desenvolvido pela ASA e premiado como Destaque Industrial faz parte do programa Mundo Limpo Vida Melhor, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de hábitos de preservação através da educação ambiental, com foco na coleta e reaproveitamento de óleo de fritura. A iniciativa dá um descarte ambientalmente correto ao resíduo, que tem alto poder de contaminação ambiental. Para se ter uma ideia, um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água.
Desenvolvido desde 2008, o Programa Mundo Limpo Vida Melhor já atua em 37 municípios, fez cerca de 2.000 parcerias e treinou mais de 60 mil pessoas. Nesse período, já foram retirados do meio ambiente cerca de três milhões de litros de óleo. O resíduo é coletado em escolas, estabelecimentos comerciais, organizações privadas e organizações governamentais.
A iniciativa da ASA é acontece através de parcerias em que a empresa realiza ações e capacitações de educação ambiental, fornece os depósitos e faz a coleta periódica do óleo. Além disso, o projeto implanta pontos públicos de entrega voluntária, incentivando a participação da sociedade.
O óleo coletado segue para ASA Indústria para ser reciclado e incorporado como matéria graxa na fabricação do sabão em barra Bem Te Vi, que tem 84 anos e é uma das marcas de sabão mais tradicionais do mercado. O projeto também tem um cunho social, pois reverte recursos financeiros, proporcional ao volume de óleo coletado, para a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip).
“Para a ASA, o prêmio é um reconhecimento de grande importância, principalmente porque é promovido por um órgão ambiental. Esse reconhecimento assegura que estamos no caminho certo, que existe espaço para ações conjuntas com a sociedade. O resultado é que todos desfrutam de um ambiente mais saudável”, destaca Flávia Moura, gerente de responsabilidade socioambiental da ASA. A entrega do prêmio acontece como parte da programação que o Espaço Ciência preparou para a Semana do Meio Ambiente, que inclui 16 oficinas, teatro científico, duas exposições, além das atividades de instituições parceiras como ASA.
O Prêmio Vasconcelos Sobrinho foi criado em 1990 pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH e leva o nome do engenheiro agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989. Ao promover este concurso, a CPRH quer dar visibilidade aos esforços dos que, assim como Vasconcelos Sobrinho, estão agindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.