Geral

Arranjos Produtivos fortalecem desenvolvimento regional em AL

20/06/2014
Arranjos Produtivos fortalecem desenvolvimento regional em AL

APLs do agronegócio apresentam resultados positivos (Foto: Michel Rios)

APLs do agronegócio apresentam resultados positivos (Foto: Michel Rios)

Os micro e pequenos negócios de Alagoas têm no Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL) um grande meio para o seu desenvolvimento. Por meio do programa, os produtores de todas as regiões do Estado têm a garantia do auxílio do Governo de Alagoas no desenvolvimento de seus negócios e na geração de emprego e renda, através de uma análise das vocações de cada região e do fortalecimento da sua produção.
O PAPL é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), que conta, até 2015, com um convênio firmado com o Sebrae/AL, no qual são definidas as estratégias de atuação prioritária em ações coletivas e integradoras direcionadas ao fomento da economia. Atendendo as demandas do agronegócio, do turismo, da indústria e demais serviços, o programa abrange 88 dos 102 municípios alagoanos, envolvendo mais de 13.700 produtores distribuídos em 18 arranjos. Atualmente, todas as mesorregiões do Estado são atendidas pelo programa.
Os arranjos são: Turismo Costa dos Corais, Turismo Lagoas e Mares do Sul, Turismo Caminhos do São Francisco, Apicultura do Sertão, Apicultura Litoral e Lagoas, Piscicultura Delta do São Francisco, Horticultura no Agreste, Fruticultura no Vale do Mundaú, Extração Artesanal de Granito, Móveis do Agreste, Mandioca no Agreste, Móveis Maceió e Entorno, Fruticultura no Agreste, Ovinocaprinocultura no Sertão, Rizicultura no Baixo São Francisco, Tecnologia da Informação e de Fitoterápicos.
A Seplande coordena a iniciativa realizando o monitoramento de todas as ações realizadas junto aos APLs, garantindo a promoção de oficinas de planejamento, por meio das quais são fornecidas novas ações, além da articulação e mobilização de todos os órgãos públicos e privados envolvidos para o desenvolvimento de projetos.
“O apoio do Governo é fundamental ao produtor, que não tem muitas noções de como gerir seu negócio. Então, nossas estratégias de acesso ao mercado, comercialização, marketing, capacitação e inovação garantem maior segurança aos micro e pequenos empresários”, analisa a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Para que um micro ou pequeno empresário seja inserido em um arranjo, são necessários vários pré-requisitos. “A quantidade de pessoas que apresentam determinada vocação, quais cooperativas e/ou associações o produtor está inserido e o seu volume de produção são algumas das características analisadas antes de decidirmos se esse arranjo será ou não apoiado”, explica a diretora de APLs da Seplande, Geanne Daniela.

   APLs de Alagoas são referência no Brasil

Os APLs de Alagoas são, hoje, uma referência em todo o Brasil. Em 2009, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Rede System, que implantaram o conceito de APL no País, realizaram uma análise em todos os arranjos brasileiros por meio de uma consultoria. Todos os arranjos foram avaliados em termos de capacitações, lucro para os produtores, suas associações, entre outros requisitos. Dentre todos os analisados, Alagoas se destacou com os melhores resultados.
“Alagoas tem a agricultura como base de sua economia, mas, com os APLs, novos talentos foram descobertos. Um reconhecimento como esse não só mostra o quão importante é esse investimento do Governo para os setores, mas também a capacidade dos micro e pequenos empresários das regiões de se destacarem diante de todo o País”, relata Poliana Santana.

    Arranjos em Destaque

Um exemplo desses resultados são os APLs do setor de indústria, com destaque para os arranjos de Móveis em Maceió e Entorno e o de Móveis no Agreste. Ambos apresentam resultados imediatos, como participações em eventos nacionais e internacionais e o fornecimento de produtos para diferentes mercados. “Avançamos consideravelmente na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas empresas que estão inseridas no APL, o que rendeu aos produtores vários negócios fechados, melhorando nossos índices de comercialização e produção. Nós estamos trabalhando para conquistar o mercado moveleiro de todo o Brasil”, comprova a gestora do APL Móveis Maceió e Entorno, Cléa Carvalho.
Os APLs do agronegócio também apresentam resultados significativos, como pode ser observado no APL Fruticultura no Vale do Mundaú. Por conta do cultivo de laranja lima na região, Alagoas se tornou o maior produtor do Brasil, vendendo seus frutos não somente para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas também para os principais mercados locais.
“O interesse dos agricultores em trabalhar suas culturas, saindo do extrativismo e mudando os hábitos por meio da aplicação do conhecimento adquirido por meio do programa, deu resultados significativos, como a reconquista da credibilidade dos empresários, o entusiasmo dos grupos trabalhados e, cada vez mais, a participação dos produtores no mercado”, avalia a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.