Geral

Alunos da rede estadual participam da maior Feira de Ciências do mundo

16/06/2014
Alunos da rede estadual participam da maior Feira de Ciências do mundo

Manoel Roberto, 19, e Bárbara Mariana, 16, em Nova Iorque, onde apresentarão o formicida que desenvolveram à base alho e cravo-da-índia (Foto: Divulgação)

Manoel Roberto, 19, e Bárbara Mariana, 16, em Nova Iorque, onde apresentarão o formicida que desenvolveram à base alho e cravo-da-índia (Foto: Divulgação)

Jovens cientistas da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, da cidade de Arapiraca, viajaram no último sábado (14), com o apoio do Governo do Estado, para representar Alagoas na maior feira científica dos Estados Unidos da América (EUA) – a Genius Olympiad 2014. Os alunos já chegaram em Nova Iorque onde participarão do evento que se encerra na próxima sexta-feira (20).
O projeto finalista da Genius é um formicida natural de baixo custo, à base de alho e cravo-da-índia que é implacável contra as formigas. O formicida foi desenvolvido no laboratório da escola pelos alunos Manoel Roberto de Souza, 19 anos, e Bárbara Mariana da Silva, 16 anos.
A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira (16) quando também ocorrerão atividades preparadas pela Universidade para que os alunos participantes possam conhecer o campus. Os alunos foram acompanhados pela professora orientadora da pesquisa Nadja Alves e a tradutora Givaneide dos Santos.
Manoel Roberto de Souza, que já participou de eventos internacionais no Brasil a exemplo da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, contou que sempre sonhou em apresentar o trabalho fora do país. “Havia participado de muitos eventos importantes no Brasil, mas sempre quis participar de uma feira científica e essa é uma das mais importante dos Estados Unidos”, disse.
“Me orgulho por estar representando os alunos da rede pública e por competir com alunos de grandes instituições de diversos países de primeiro mundo, mais de 30; isso faz com que eu me sinta muito feliz e realizado”, disse Manoel.
Para sua parceira na pesquisa, o momento representa um salto para o conhecimento. “Participei de outra feira internacional no Brasil, que foi a Milset Brasil que abrange vários países. Mas participar de uma feira científica nos EUA é uma expectativa enorme pelo fato de estar representando o meu Estado no maior evento de ciências do mundo, conhecendo várias culturas e absorvendo mais conhecimento”, disse Mariana. “É um sonho estar nos Estados Unidos aprendendo e conhecendo mais da cultura de um dos países mais importantes”, acrescentou a aluna.

    Projeto

A pesquisa tem na sua composição a preocupação ecológica, além do baixo custo, da praticidade e da eficiência no combate às formigas.
“Não é à toa que nosso formicida foi selecionado em sete feiras científicas no Brasil”, afirmou Manoel. Ele disse ainda que o produto tem feito sucesso por sua utilidade. “Em Arapiraca e região, as formigas vêm causando uma série de estragos. Evitá-las é uma tarefa mais que necessária”, justificou.
Segundo a professora Nadja Alves, o formicida produzido pelos alunos da Escola Estadual Izaura Antônia apresentou resultados satisfatórios em todos seus extratos, sendo o mais eficiente aquele que incluiu álcool na composição.
“Pelos resultados obtidos, podemos concluir que os quatro extratos produzidos com os condimentos alho e cravo-da-índia se mostraram eficientes, com vários tipos de solventes utilizados, mas foi o misturado ao álcool o mais potente”, avaliou a professora Nadja.
Ela disse ainda que o formicida foi testado várias vezes, em vários ambientes e em todas as vezes se mostrou capaz de exterminar as formigas. “Até uma isca eles produziram com essa composição e essa isca se mostrou muito eficiente na eliminação do formigueiro”, acrescentou.

   Incentivo

Nadja espera que o sucesso desse trabalho sirva de estímulo aos demais alunos e professores do ensino público. Para a professora, a iniciativa do Estado em apoiar os jovens cientistas oferta maiores oportunidades para o crescimento pessoal dos alunos. “Sem esse apoio, nós não teríamos condições de viajar; todos os alunos são de famílias humildes, pra eles essa viagem significa muito”, disse a professora.
“O nosso maior prazer é ver um trabalho como esse sendo reconhecido, ganhando repercussão. Espero que o exemplo desses alunos sirva de incentivo a outras iniciativas do gênero”, concluiu.
Realizada todos os anos em Nova Iorque, a Genius Olympiad é considerada uma das mais importantes feiras científicas do continente americano e reúne a nata do mundo científico mundial.
A professora Nadja agradeceu à secretária de Educação, Josicleide Moura, pelo apoio que tem dado à. “A secretária é sempre muito solícita e procura nos apoiar de todas as formas; temos muito que agradecer a essa gestão”.
Desde novembro de 2013, O Governo do Estado, por meio da Educação, já apoiou cerca de 80 alunos selecionados para apresentar projetos científicos no Brasil e no exterior.