Geral

Aluna de escola da rede estadual vence mostra científica em Fortaleza

04/06/2014
Aluna de escola da rede estadual vence mostra científica em Fortaleza

Lisya Layne afirma que ganhou muito mais que um prêmio: "ganhei conhecimento" (Foto: José Demétrio)

Lisya Layne afirma que ganhou muito mais que um prêmio: “ganhei conhecimento” (Foto: José Demétrio)

  A ideia de um gel natural a partir das sementes de linhaça para cabelos cacheados e crespos foi campeã na Exposição de Ciência e Tecnologia da Milset Brasil, ocorrida de 26 a 30 de maio, em Fortaleza. O projeto de pesquisa da aluna alagoana Lisya Layne da Silva Santos, do 9º ano da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, conquistou o 1º lugar na categoria Exatas, no segmento com Pandillas (equivalente ao Ensino Fundamental). Na categoria destaque, dois projetos também de alunos alagoanos conquistaram o 3º e o 4º lugar.
O projeto se destacou em uma das maiores exposições científicas do Brasil, que reuniu pesquisas de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de projetos internacionais de diversos países convidados pela Milset Internacional. De acordo com a professora de química e orientadora do projeto, Nadja Souza, o gel é um produto 100% natural, que não prejudica os cabelos. Pelo contrário, fortalece, porque não usa qualquer tipo de produto químico.
Lisya Layne foi premiada com o credenciamento para a ExpoCiencias Nacional em novembro, no México, com todas as despesas pagas. Em 2013, este mesmo projeto venceu a categoria de Ensino Fundamental da última edição da  Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), realizada pela Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEE). Também em 2013, foi premiado com 2º lugar na Mostra Científica da Escola Açaí (MCTA), no Pará.
Para a aluna, a experiência na Milset foi exitosa não somente pelo prêmio, mas pela oportunidade de conhecer outras culturas e outros projetos de pesquisas. “Eu aprendi coisas novas; conheci ideias geniais de outros alunos. Foi na Milset onde me dediquei imensamente ao meu projeto, onde pude mostrar o meu desempenho”, disse Lislya. “O esforço não foi apenas meu, mas também da minha professora. Na verdade eu ganhei muito mais que um prêmio, ganhei conhecimento”, reforçou a pesquisadora. Para a aluna, a ida ao exterior vai acrescentar mais informações à sua pesquisa. “Ir para o México, ganhar em 1º lugar, não acreditei quando ouvi o resultado. Pensei: Nossa, eu consegui! Fiquei muito emocionada”, contou a estudante.

 A pesquisa

Para alcançar o resultado, a aluna precisou de muitos dias de dedicação ao projeto. Todas as quintas-feiras eram realizados experimentos no laboratório da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa. “Lá, temos alguns equipamentos necessários. No início fomos avançando aos poucos, começamos com a linhaça, dai acrescentamos a amora, a folha da amoreira e outros elementos, até conseguirmos chegar aos resultados apresentados”, contou Lisya.
De 2013 pra cá, o projeto sofreu algumas modificações como forma de melhorar o seu aproveitamento. “Quando nós fomos ao Pará o projeto tinha como objetivo produzir um gel ondulador e um alisante a partir das sementes da linhaça e do fruto do melão amarelo, mas preferimos focar apenas no gel ondulador por enquanto”, disse a aluna.
Lisya Layne também notou uma mudança na sua postura como estudante após a pesquisa e passou a se interessar mais pelas aulas. “Comecei a me interessar mais por química que era uma matéria que eu não gostava; passei a entender melhor o que o professor fala em relação à química, tinham muitas coisas que eram desconhecidas e que pude aprender durante a elaboração do projeto”, sintetizou a autora do projeto.
Para a orientadora do projeto, ganhar o 1º lugar na Milset foi uma surpresa em virtude da qualidade e quantidade dos projetos expostos. “Foi uma concorrência muito grande, inclusive de escolas particulares e alunos de outros países”, disse Nadja. “Para um estudante, participar de uma feira com a Milset é muito importante, pois melhora seu desempenho em sala de aula e aumenta o seu interesse pela pesquisa”, defendeu a professora Nadja Souza.

Mais premiações

Na Milset, também foram premiados dois projetos de Alagoas na categoria Destaque: 4º lugar – “Pseudofruto do Anacardium Occidentale como Base para Ração de Aves”, da Escola Nossa Senhora da Conceição, orientado pela professora Luciana Tener e executado pelos alunos Deivid Santos de Almeida, 17 anos, e Israel Cândido dos Santos, 18 anos;
3º lugar: “Produção de Pomada e Sabonetes à base de sambacaitá para prevenção, minimização ou cura de afecções cutâneas, dos alunos Carlos André Lima Silva e Carlos Henrique da Silva da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa. O projeto foi orientado pela professora Nadja de Souza. Este projeto ganhou credenciamento para Mostra Científica Escola Açaí, no Pará.
O projeto Produção de formicida natural de baixo custo a base dos condimentos alho e cravo da Índia, também orientado pela professora Nadja – finalista para Genius Olimpyad, nos Estados Unidos, também ganhou credenciamento para Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit) em Recife.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), doze alunos da rede pública estadual representaram Alagoas na Exposição de Ciência e Tecnologia da Milset Brasil. No ano passado, 14 alunos da rede estadual participaram da mesma Exposição e dois deles foram premiados.