Geral

Alagoas atinge 85% de cobertura na realização do teste do pezinho

06/06/2014
Alagoas atinge 85% de cobertura na realização do teste do pezinho

Coletas para o teste do pezinho devem ser realizadas preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido

Coletas para o teste do pezinho devem ser realizadas preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido

  Alagoas está entre os Estados brasileiros que chegaram à fase IV da triagem neonatal, atingindo 85% de cobertura na realização do teste do pezinho em bebês no ano de 2013, abrangendo os 102 municípios alagoanos. A partir do teste, são detectadas doenças preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo possível iniciar o tratamento a tempo de prevenir sequelas. O dado, divulgado na semana em que se comemora o teste do pezinho (6 de junho), é mais uma importante conquista para Alagoas na área de saúde.
De acordo com Fátima Cunha, responsável pelo laboratório especializado contratado pelo Serviço de Referência Estadual de Triagem Neonatal – Casa do Pezinho, da Maternidade Escola Santa Mônica, as coletas para o teste do pezinho devem ser realizadas preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
“É importantíssimo que as coletas do teste do pezinho sejam diárias nos postos de saúde, contando com uma demanda espontânea, facilitando a disponibilidade dos pais para levar os bebês”, salientou Fátima.
Ela explica que, caso os pais não consigam realizar o teste no período ideal, devem levar o bebê, o mais rápido possível, ao posto de saúde mais próximo à sua residência.
No caso de identificação de alguma patologia, a criança deve iniciar o tratamento imediatamente, sob pena de ficar com graves sequelas. Para dar maior celeridade ao processo, sempre que ocorre resultado positivo para uma das doenças, o próprio laboratório entra em contato com a família do bebê e com o posto de saúde. “Trata-se de sequelas irreparáveis, por isso o tratamento deve ser iniciado imediatamente”, destacou.
Todos os casos identificados no Estado de Alagoas são encaminhados para o Serviço de Triagem Neonatal – Casa do Pezinho, da Maternidade Escola Santa Mônica, onde contam com acompanhamento de equipe multiprofissional que inclui assistente social, psicólogo, pediatra, endocrinologista, hematologista, nutricionista, além de equipe de apoio.

Doenças detectadas pelo teste do pezinho básico são:

Fenilcetonuria: causa comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança;
Hipotireoidismo congênito: pode levar ao retardamento mental e a má formação física;
Anemia falciforme: pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo;
Hiperplasia adrenal congênita: faz com que a criança tenha deficiência hormonal e um excesso na produção de outros, podendo, inclusive, levar à morte;
Fibrose cística: leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório e afetando também o pâncreas;
Deficiência de biotinidase: pode levar a convulsões, falta de coordenação motora, atraso no desenvolvimento e queda dos cabelos.

Serviços de referência para o atendimento de bebês identificados com doenças através do teste do pezinho:

MATERNIDADE ESCOLA SANTA MÔNICA (MESM)
Fenilcetonuria, hipoteridismo, hiperplasia e biotinidase
(82) 3315-3948

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALBERTO ANTUNES (HUPPA)
Fibrose cística – (82) 3202-3800

HEMOCENTRO DE ALAGOAS (HEMOAL)
Doença falciforme – (82) 3315-2105/2110

HEMOCENTRO DE ARAPIRACA (HEMOAR)
Doença falciforme – Região Agreste – (82) 3521-4934

LABORATÓRIO ESPECIALIZADO EM TRIAGEM NEONATAL
Rua Hamilton de Barros Soutinho, 635, Jatiúca Maceió/AL – (82) 3327-2399