Geral

Alagoanos comemoram centenário do português Jacintho Nunes Leite

18/06/2014
Alagoanos comemoram centenário do português Jacintho Nunes Leite

Comemorações do centenário vão até janeiro de 2015 (Foto: Ailton Cruz)

Comemorações do centenário vão até janeiro de 2015 (Foto: Ailton Cruz)

   Pesquisadores e historiadores alagoanos comemoram, desde maio, o centenário de morte do comendador Jacintho José Nunes Leite – português que adotou o estado de Alagoas para morar. O comendador colaborou para a fundação da Associação do Comércio e da Companhia de Bondes de Maceió, contribuindo para o desenvolvimento do mercado alagoano.
“O Comendador Jacintho teve iniciativas pioneiras e de notável importância para Alagoas. Por isso a relevância dessa comemoração”, explica o pesquisador alagoano José Bilú.
Pioneiro no comércio, em 1867 o comendador fundou a primeira loja de ferragens local, a Jacintho Leite & cia, localizada na Rua do Comércio, no Centro de Maceió.
No dia 20 de maio, data do centenário de morte de Jacintho Leite, tiveram início as comemorações e homenagens. Documentos, fotos, livros e artefatos antigos foram expostos na agência central dos Correios, em Maceió. A exposição foi suspensa devido à Copa do Mundo e retorna em agosto, em diversos locais de Maceió. As homenagens seguem até o dia 18 de janeiro de 2015.

   Acervo histórico

O presidente da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas, José Bilú da Silva Filho, conta com mais de 10 mil arquivos históricos do estado de Alagoas. Fotos, livros e documentos foram resgatados por José Bilú a fim de registrar a formação da colonização alagoana.
“Tenho muitos acervos, fotos antigas, livros, cartazes do Cine Plaza e até um capacete da Segunda Guerra Mundial, tudo doado por famílias tradicionais”, afirma. “Muitos alunos me procuram para aprender mais sobre o estado, vendo as fotos antigas”, completa.
Todo o acervo se encontra na residência do historiador. Os interessados em visitá-lo devem entrar em contato através do telefone (82) 3320-8208.