Geral

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante-RN é oficialmente inaugurado

09/06/2014
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante-RN é oficialmente inaugurado

Placa comemorativa marca a inauguração oficial do terminal potiguar

Placa comemorativa marca a inauguração oficial do terminal potiguar

Após iniciar as operações em 31 de maio, o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, foi inaugurado oficialmente na manhã desta segunda-feira (9.06), com o descerramento de uma placa simbólica. O evento contou com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que representou a presidenta Dilma Rousseff, que não pôde estar presente por conta de uma gripe.
Segundo Franco, mesmo sem estar presente, a presidenta fez questão de levar suas palavras por meio do ministro: “Hoje é um dia histórico para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Esse aeroporto representa uma nova rota para o desenvolvimento do estado e de toda a região Nordeste. Moderno, com grande capacidade de movimentação de passageiros e cargas, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante amplia as vantagens estratégicas no Rio Grande do Norte, cuja a curta distância em relação à Europa torna esse estado um ponto de conexão privilegiado entre o Brasil e a Europa”.
Segundo o ministro da Aviação Civil, nos últimos três anos e meio os aeroportos que atendem as capitais ampliaram em mais de 70 milhões a capacidade de receber passageiros a cada ano. São atualmente 285 milhões a capacidade somada dos aeroportos. Isso significa a possibilidade de a cada ano transitar nos aeroportos seis vezes o número de habitantes da cidade de São Paulo. “Como eu espero vencer daqui a dois dias a Croácia, eu trago aqui uma referência: esses aeroportos tem uma capacidade a cada ano de permitir que 16 Croácias circulem neles, com esse aumento da capacidade”, brincou.

    Conheça detalhes do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

De acordo com Moreira Franco, o aumento não foi apenas na capacidade de receber viajantes. “Ainda conseguimos criar nesse período 270 vagas de estacionamento para voos comerciais. Os operadores sabem o que significa essas novas vagas para a aviação comercial. É 1,4 milhão de m² de novos pátios em nossos aeroportos. Como estamos em um período de Copa, isso significa 167 campos do Maracanã. Aumentamos também em 41% os pontos de embarque. Em 2011 tinhamos 1,1 milhão de m² de terminais de passageiros, e hoje temos 1,5 milhão m². Então precisávamos também aumentar o número de vagas para estacionamento de veículos e conseguimos aumentar em 35%, com aproximadamente 12 mil novas vagas”, afirmou.
Além do ministro Moreira Franco, participaram da solenidade a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e representantes do consório Inframerica, responsável pela gerência do aeroporto.
“Esta primeira semana de operações foi certamente desafiadora, mas tranquila. Já registramos cerca de 500 operações, entre pousos e decolagens, realizadas com tranquilidade. Operação e sistema funcionaram perfeitamente. A mudança de aeroporto foi complexa, mas demos conta do recado e estamos operando 100%, com todos os voos nacionais e internacionais”, explicou Alysson Paolinelli, presidente da Inframérica.