Geral

A Mostra Encontro com o Cinema Alemão em cartaz no Sesc

10/06/2014
A Mostra Encontro com o Cinema Alemão em cartaz no Sesc

4_dias_em_maio  A programação de cinema do Sesc para os meses de junho e julho terá em cartaz a Amostra Encontro com o Cinema Alemão, um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha.
Uma parceria entre o Sesc e o Goethe-Institut ( uma temporada apropriada para uma ação do calendário Alemanha + Brasil 2013-2014). Um estudo e discussão sobre as questões específicas da arte do cinema e, ao mesmo tempo, o conhecimento de novos aspectos, novos olhares, sobre as questões do homem e da sociedade.
As exibições que serão realizadas na Unidade Sesc Centro, de 09 de junho a 28 de julho de 2014, contemplam 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental (Yella, Todos os Outros, O que permanece, Bem-vindo `Alemanha) e com dois temas de grande impacto na história do país: a segunda Guerra Mundial (4 dias em maio) e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país (Sonnenalle, Berlin is in Germany, A vida é um canteiro de Obras, Nenhum lugar para ir e Adeus Lenin!), revisitados por seus cineastas nas questões vivenciadas pelo homem comum.

Cine SESC 12h30
Junho/Julho 2014
Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Entrada Gratuita

09/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: A Vida É Um Canteiro De Obras
Diretor: Wolfgang Becker
Classificação: 16 anos
Duração: 118 minutos

Jan é um jovem cheio de problemas, seu pai morreu, ele perdeu o emprego e está sendo perseguido pela polícia. Mas encontra Vera e enxerga nela a esperança de voltar a ser feliz.

11/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Sonnenallee
Diretor: Leander Haußmann
Classificação: 14 anos
Duração: 94 minutos

Enfoca os jovens, as canções e as danças proibidas bem como o “grande amor” que transforma tudo numa uma retrospectiva da Alemanha Oriental.

16/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Nenhum Lugar Para Ir
Diretor: Oskar Roehler
Classificação: 14 anos
Duração: 100 minutos

As últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, morta em 1992, narradas pelo filho – o cineasta Oskar Roehler.

18/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Berlin Is In Germany
Diretor: Hannes Stöhr
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos

Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada, Involuntariamente, entra em conflito com a polícia, mas com a ajuda de sua mulher, consegue ser libertado e tem uma segunda chance.

23/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Adeus Lenin!
Diretor: Wolfgang Becker
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos

No verão de 1990, a mãe de Alex Kerner recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal, Alex busca maneiras de esconder da mãe a extinção do Partido Socialista Único.

25/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Yella
Diretor: Christian Petzold
Classificação: 14 anos
Duração: 88 minutos

Uma experiência de quase-morte de uma de uma mulher faz com que ela reviva os momentos finais da vida de uma outra pessoa.

07/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Todos Os Outros
Diretor: Maren Ade
Classificação: 14 anos
Duração: 119 minutos

O filme conta a história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades no início da casa dos trinta, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois.

14/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: 4 Dias Em Maio
Diretor: Achim von Borries
Classificação: 14 anos
Duração: 95 minutos

Alemanha, maio de 1945, quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial, um pequeno grupo de soldados russos ocupa um orfanato na costa do mar Báltico e tenta se arranjar com os habitantes.

21/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Bem-Vindo à Alemanha
Diretor: Yasemin Samdereli
Classificação: 12 anos
Duração: 95 minutos

Em 1964, Hüseyin Yilmaz sai da Turquia e vai para a Alemanha. Mais tarde, traz a esposa e os filhos. Agora, sua neta revela com afeto e humor a história da família durante a viagem de férias do clã a seu lugar de origem.

28/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: O que permanece
Diretor: Hans-Christian Schmid
Classificação: 12 anos
Duração: 88 minutos

Um universo familiar aparentemente intacto, um fim de semana prolongado no verão, até o momento em que Gitte, que já sofre de depressão há vários anos, comenta estar curada e que deixou de tomar os medicamentos, depois disso, nada mais será como antes.