Cidades

Vacinação contra a gripe prossegue em Limoeiro de Anadia

16/05/2014
Vacinação contra a gripe prossegue  em Limoeiro de Anadia

   Vacinacao Contra a Gripe em Limoeiro.jpg A Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia prossegue por tempo indeterminado com a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. Lançada no dia 22 de abril, em todo o território brasileiro, a campanha ainda não atingiu o índice de imunização considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.  Do total de 49,6 milhões de brasileiros previsto para o país, apenas 21,3 milhões foram vacinados até agora – 53,6%.
A cidade de Limoeiro de Anadia já está bem próxima de atingir os índices nacionais. Desde o dia 22 de abril, quando foi iniciada a campanha, já foram imunizadas 3.942 pessoas, ou seja, 74% do público alvo.  Ao todo foram atendidas 1.476 crianças, 364 trabalhadores de saúde 293 gestantes 52 puérperas e 1.757 idosos.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriela Bispo, a campanha foi prorrogada em todos os municípios alagoanos e irá continuar até que o Estado alcance os 80% de imunização. “Fazemos um apelo aos pais e responsáveis para que procurem as Unidades Básicas de Saúde para vacinar seus filhos. Gestantes e idosos também devem procurar os postos”.
Podem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, indígenas, presidiários, pacientes com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e profissionais da área de saúde. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.

    Influenza – A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e até à morte, principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves existe dificuldade respiratória, que geralmente requer hospitalização.