Geral

Sétima etapa do Brasil Alfabetizado será concluída em junho em Alagoas

15/05/2014
Sétima etapa do Brasil Alfabetizado será concluída em junho em Alagoas

    erradicacaodoanalfabeAs aulas da sétima etapa do Programa Brasil Alfabetizado serão concluídas  até o dia 9 de junho em Alagoas.  A informação é da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), parceira do projeto de iniciativa do Governo Federal, que tem por objetivo combater o analfabetismo.
Na quarta-feira (14), técnicos da Secretaria responsáveis pela coordenação do programa no Estado se reuniram com os elos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para discutir as últimas atividades antes do encerramento das aulas.
Antes da finalização dessa etapa, os alfabetizadores precisarão desenvolver duas ações: a aplicação de testes cognitivos com o diagnóstico de aprendizagem de seus alfabetizandos  e um relatório final acerca do processo de alfabetização de cada aluno.
“Essas duas ações são essenciais, pois a partir delas teremos uma dimensão dos alfabetizandos que darão continuidade a seus estudos e ingressarão na modalidade de Educação de Jovens e Adultos  (EJA). Tendo estes dados em mãos, saberemos quantas vagas do EJA precisarão ser ofertadas nas unidades da rede estadual”, explica Maria José Brito, técnica pedagógica que atua na execução do programa.

    Próxima etapa

Segundo Edivaldo Brandão, diretor de Articulação Institucional da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação na SEE, a oitava etapa do Brasil Alfabetizado está prevista para começar também em junho. “Nossa meta é iniciarmos as atividades do programa na segunda metade de junho, atendendo a dez mil pessoas em todo o Estado de Alagoas. Este é o mesmo número de alfabetizandos inscritos na sétima etapa”, explica Edivaldo.
Outra novidade da oitava etapa será em relação aos alfabetizadores: aqueles que alcançarem os melhores resultados durante a sétima etapa do Brasil Alfabetizado  continuarão lecionando nesta nova etapa, sem precisar se submeter a outro processo seletivo. A medida está embasada na Resolução nº 52/2013 do Ministério da Educação (MEC) que estabelece orientações, critérios e procedimentos para transferência automática de recursos do programa aos estados.