Geral

Sesau vai realizar II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos

20/05/2014
Sesau vai realizar II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos

  MARIA ERIVANDA  Capacitar os farmacêuticos, médicos, enfermeiros, odontólogos e estudantes para utilizar de forma racional os medicamentos. Com este objetivo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a partir desta quarta-feira (21), no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), o II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos, que acontece até a próxima sexta-feira (23).
O evento irá contribuir para o êxito do trabalho realizado pelo Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) e pela Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas (Farmex), que são responsáveis pela dispensação de medicamentos aos usuários do SUS. Isso porque, segundo a diretora de assistência farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles, através do uso racional dos medicamentos, a prescrição irá ocorrer atendendo as portarias do Ministério da Saúde e, com isso, mais usuários serão atendidos e os investimentos na área serão reduzidos, principalmente quanto à judicialização.
“A principal missão da Diretoria de Assistência Farmacêutica é contribuir para que os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] tenham a garantia do acesso aos medicamentos e seu uso racional. Por isso, o II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos será muito benéfico para àqueles que fazem a gestão dos medicamentos, para os que os prescrevem e, principalmente, para a sociedade”, destaca Erivanda Meireles.
Ainda de acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da Sesau, o evento está sendo realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), Associação Farmacêutica de Alagoas (Afal), Cremal e Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL). Os interessados em obter mais informações devem telefonar para 3315-2806 ou enviar mensagem eletrônica para o e-mail [email protected] .

 Programação – O evento será iniciado nesta quarta-feira (21), às 8h, com a realização de minicursos organizados pela Afal. Às 19h30, acontece a abertura do seminário, seguida por uma palestra sobre os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e os 40 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).
Na quinta-feira (22), às 10 horas, acontece a apresentação do painel “Concepção da PNAF na perspectiva dos profissionais e gestores em Alagoas”. Às 14h, será apresentado o painel “O papel da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para promoção do uso racional de antimicrobianos” e às 15h30 haverá a mesa redonda “O ensino e a prática em saúde na promoção do uso racional de medicamentos”.
O último dia do evento será iniciado às 9 horas, com a apresentação do painel “A judicialização da saúde e o uso Racional de medicamentos”. Às 10 horas será realizada a mesa redonda “Judicialização e inovação tecnológica em saúde” e, às 14 horas, acontece a última mesa redonda do evento, que terá como tema “A contribuição do controle social para a promoção do uso racional de medicamentos”.