Geral

Sesau vai lançar campanha sobre avanço da violência no trânsito

05/05/2014
Sesau vai lançar campanha sobre avanço da violência no trânsito

  sesauvioletransit  Dados do Sistema de Informação do Hospital Geral do Estado (HGE) apontam que em 2013 foram atendidas 9.918 vítimas de acidentes de trânsito e, nos dois primeiros meses deste ano, já são 1.970 atendimentos com o mesmo perfil. Para mudar esta realidade, que evidencia o avanço da violência no trânsito em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar o Maio Amarelo.
O projeto visa conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e, dessa forma, evitar acidentes automobilísticos que levam milhares de alagoanos à morte ou os deixam incapacitados. Para isso, no período de 11 a 16 deste mês, como forma de chamar a atenção para a problemática da violência no trânsito, a sede da Sesau estará iluminada com a cor amarela, a exemplo do que acontece durante os projetos Outubro Rosa e Novembro Azul, quando o órgão é iluminado com as cores rosa e azul, em alusão ao câncer de mama e de próstata, respectivamente.
Durante este período, a Sesau, por meio da Diretoria de Promoção da Saúde, irá realizar uma série de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Isso porque, de acordo o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, é necessário que a sociedade trate os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, a exemplo do câncer de mama, próstata e Aids.
“Temos que conscientizar os alagoanos para que possam agir com cautela ao dirigir um automóvel ou pilotar uma motocicleta, evitando aumentar o número de vítimas do trânsito. Para isso, iremos mobilizar os cidadãos, as entidades de classe e as empresas para utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização”, diz Eloy Yanes. Ainda de acordo com ele, “também podem participar do movimento os órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada”.
O coordenador do Comitê Estadual de Trânsito destaca que, “mais importante do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito, o Maio Amarelo visa mobilizar pedestres e condutores de veículos para que adotem medidas conscientes de respeito às leis de trânsito e  possam desenvolver condutas cordiais e educadas nas vias e faixas de pedestres”, afirmou Eloy Yanes.

 Mais Dados

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), Alagoas registrou 905 vítimas fatais de acidentes de trânsito em 2011 e foram notificados 10.240 acidentes no Hospital Geral do Estado (HGE), contra 11.533 de 2012.
O Brasil figura como o quinto País do mundo em número de acidentes de trânsito, ocasionando a internação de pacientes politraumatizados graves, oriundos de colisões, acidentes de motocicletas, capotamentos e atropelamentos.
Os acidentes de trânsito lideram o ranking mundial das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos de idade, representam a segunda causa de mortes violentas na faixa etária de 5 a 14 anos e a terceiro causa na faixa de 30 a 44 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma realidade que provoca um gasto mundial de US$ 518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.