Geral

Sesau vai implantar em Maceió Teste Rápido de Detecção da Tuberculose

29/05/2014
Sesau vai implantar em Maceió Teste Rápido de Detecção da Tuberculose

    Para agilizar e ampliar o diagnóstico da tuberculose na capital de Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió, irá implantar o Teste Rápido de Detecção da Tuberculose. Batizado de Teste Rápido Molecular, o novo serviço foi apresentado aos técnicos em saúde na sexta-feira (23), durante reunião técnica realizada no auditório do Hotel Marinas, no bairro Jatiúca.

(Foto: Olival Santos)

(Foto: Olival Santos)

Por meio do novo exame, o resultado estará disponível em duas horas, segundo a gerente de Agravos de Transmissão Respiratória da Sesau, Ednalva Araújo. “Com o novo equipamento, os profissionais poderão diagnosticar a tuberculose com mais celeridade, possibilitando o inicio do tratamento e salvaguardando o paciente de maiores sequelas e até óbito”, explicou Ednalva.
Segundo a coordenadora estadual do Programa de Combate à Tuberculose, Ivete Tenório, o equipamento será instalado no II Centro de Saúde de Maceió, situado na Praça da Maravilha, no bairro Poço, porque serve como referência no diagnóstico. Ivete explicou que o teste, além de assegurar o diagnóstico, indica ainda à resistência do vírus ao medicamento Rifampicina. “Com essa informação o médico pode iniciar o tratamento adequado e em menor tempo”, destacou a coordenadora.
A coordenadora ressaltou, ainda, que o Teste Rápido Molecular é tão sensível que só pode ser realizado em pessoas que nunca foram diagnosticadas com a doença. Durante a reunião técnica também foi ressaltada a importância de realizar o tratamento até o final, que dura por volta de seis meses.
A gerente Ednalva Araújo explicou que, se o paciente com tuberculose abandonar o tratamento, ocorrerá o surgimento de “bacilos de Koch”, resistentes aos remédios que tratam a doença. Com isso, o tratamento ficará comprometido e o paciente pode evoluir para óbito. “O paciente deve ser acompanhado pelas equipes técnica para que não abandonem o tratamento, colocando em risco sua própria vida”, reforçou Ednalva.