Cidades

Sesau realiza mutirão em Delmiro Gouveia e atende mais de 1.500 usuários do SUS

16/05/2014
Sesau realiza mutirão em Delmiro Gouveia e atende mais de 1.500 usuários do SUS

  4_3  “Esse mutirão foi uma surpresa muito boa. Precisava fazer uma consulta para renovar meus óculos de grau e o atendimento foi nota 100”. O relato foi feito pela aposentada Maria José Ribeiro, 84 anos, durante mais uma edição do Mutirão Saúde em Movimento, que foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira (16) e atendeu mais de 1.500 pessoas na Escola Luiz Augusto de Azevedo e Afrânio Lages, localizadas em Delmiro Gouveia.
Assim como a aposentada Maria José Ribeiro, a dona de casa Josineide Gonçalves, 54 anos, também foi atendida durante o mutirão e, finalmente, conseguiu realizar uma nova consulta oftalmológica. Após realizar um exame de refração e, com o resultado em mãos, a usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi contemplada com novos óculos, cujo modelo foi escolhido por ela, e que será entregue na comodidade da sua residência.
“Há seis meses que necessitava fazer uma nova consulta oftalmológica para verificar que era preciso mudar o grau dos meus óculos. Graças ao Governo do Estado a nossa cidade [Delmiro Gouveia] recebeu este mutirão, que ajudou a mim e centenas de outros moradores que estavam precisando voltar ao oftalmologista e não tinham dinheiro para pagar uma consulta”, destacou.
Acompanhado do secretário de saúde de Delmiro Gouveia, João Gomes Silveira, o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, visitou as duas escolas onde o Mutirão Saúde em Movimento foi realizado e evidenciou a importância da ação para zerar as filas de espera por exames. “há quase oito anos, o Governo do Estado vem trabalhando para descentralizar as ações de saúde e levá-las ao interior de Alagoas, desafogando o HGE [Hospital Geral do Estado]”, ressaltou.
Jorge Villas Bôas salientou que mais de 16.500 alagoanos já foram beneficiados com os Mutirões Saúde em Movimento, que antes de Delmiro Gouveia já havia passado por Maceió (três edições), Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Penedo, Porto Calvo e Viçosa. “Esta é uma ação inédita, fruto do trabalho comprometido da atual gestão estadual, que está ofertando serviços qualificados, ágeis e humanizados a todos os usuários do SUS”, assegurou.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, durante os mutirões são ofertados exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiologia, além de consultas com clínico geral, ortopedista e oftalmologista. Villas Bôas destacou que, durante os mutirões são realizadas triagens para cirurgias de catarata, adenóide e amígdalas, bastando apenas que os usuários estejam portando o Cartão SUS e um documento de identificação.

Hospital e UPA – Após passar pelo mutirão, o secretário de Estado da Saúde visitou o Hospital Antenor Serpa e o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, que será inaugurado nos próximos dias. Na unidade hospitalar, Villas Bôas esteve reunido com a diretora, Vanderlândia Oliveira, e visitou a lavanderia, que há 60 dias recebeu da Sesau uma nova lavadora e secadora industriais.
Na UPA, o secretário conheceu as modernas instalações e reafirmou que a Prefeitura de Delmiro Gouveia deve formalizar um consórcio com municípios da região. Com isso, a gestão da unidade, que deve ser municipal, será compartilhada com mais cinco municípios do Sertão, cujos habitantes terão atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade, em todos os dias da semana, durante 24 horas.
“Mesmo sob gestão da Prefeitura de Delmiro Gouveia e de mais cinco municípios, a UPA receberá mensalmente recursos dos Governos Federal e Estadual para a sua manutenção. Também iremos estruturar o Hospital Antenor Serpa, que passará a contar com leitos de retaguarda para a UPA”, informou o secretário de Estado da Saúde.