Geral

Sesau realiza etapa macrorregional da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

08/05/2014
Sesau realiza etapa macrorregional da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

  saude_do_trabalhador3  Com o objetivo de discutir e melhorar a situação da saúde do trabalhador em Alagoas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador, realiza na quarta-feira (14), mais uma etapa macrorregional da 3ª Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador (CESTT), que terá como público alvo a I Região de Saúde. O evento, que prossegue na quinta-feira (15), será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
De acordo com a Diretora Estadual de Vigilância a Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o foco principal da conferência é a implementação da política estadual de saúde do trabalhador.  A diretora explicou que também serão discutidas questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde, o fortalecimento da participação dos trabalhadores nas ações da saúde, além da elaboração do documento orientador da conferência, que servirá como norteador da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que vai ocorrer de 10 a 13 de novembro, em Brasília.
“Durante as Etapas Macrorregionais e a 3ª CESTT, teremos grandes oportunidades para discussão de temas relevantes, analisar as prioridades do documento orientador e elaborar propostas para a Implementação da Política Nacional do Trabalhador e Trabalhadora / Política Estadual de Saúde do Trabalhador”, destacou Gardênia, lembrando que a etapa macrorregional da II Região de Saúde será realizada nos dias 21 e 22 em Arapiraca. No período de 09 a 11 de junho será realizada a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.
Gardênia ressaltou que a conferência será um espaço de articulação, em que as comissões e representantes de classe irão debater o fortalecimento do controle social e o processo participativo nas ações de saúde do trabalhador. Com isso, serão propostas soluções para os problemas enfrentados pelos trabalhadores, com um olhar voltado para ações de promoção e prevenção de doenças e agravos à saúde do trabalhador.
Também serão tratadas a evolução na assistência prestada aos trabalhadores, principalmente aqueles que vivem em situação de maior vulnerabilidade, como os inseridos em relações informais e precárias de trabalho. “A conferência vai apontar os desafios diagnosticados pelas comissões e representantes de classe, além de propor soluções que serão encaminhadas para os gestores públicos das esferas estaduais, municipais e federal”, ressaltou a diretora.