Geral

Sesau e MS realizam monitoramento e avaliação da tuberculose em Alagoas

19/05/2014

1MONITORAMENTOCom o objetivo de discutir os desafios enfrentados pelo Estado no controle e tratamento da tuberculose, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (19), um monitoramento e avaliação da doença em Alagoas. O encontro foi realizado no auditório do Maceió Mar Hotel, no bairro Ponta Verde, e contou com a presença de gestores municipais de saúde, técnicos e coordenadores da Sesau, além de representantes do Ministério da Saúde.
De acordo com a gerente de agravos de transmissão respiratória, sexual, sistema de informação e vigilância do óbito da Sesau, Ednalva Araújo, o monitoramento das ações é fundamental para que as três esferas da administração pública possam qualificar as políticas publicas que foquem a prevenção e tratamento da tuberculose. “É fundamental para Alagoas receber a visita técnica do Ministério da Saúde, que pode conferir a real situação da doença no Estado, além de ouvir gestores sobre os desafios encontrados em cada cidade”, destacou.
Os técnicos do Ministério da Saúde permanecerão em Alagoas até o dia 22, cumprindo uma agenda de visitas concentrada principalmente em Maceió, onde irão conferir o trabalho de órgãos como o Laboratório Central do Estado (Lacen), Hospital Universitário e Unidades Básicas de Saúde. A técnica do MS, Patrícia Bartolomay, ressaltou a importância do controle da doença, que possui um forte componente social, estando ainda associada a más condições de vida. “O monitoramento realizado entre o MS, o Governo do Estado e as prefeituras é fundamental para melhorar, ainda mais, a assistência aos portadores da doença”, salientou.
A técnica ressaltou, ainda, que na quarta-feira (21) está agendada uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Jorge Villas Bôas e com a secretária municipal de Saúde de Maceió, Sylvana Medeiros, visto que a capital é a cidade alagoana que concentra a maioria dos casos de tuberculose, representando 45% deles, além de ser o município referencial no tratamento. No último dia da visita técnica (22) serão apresentados os relatórios sobre a situação encontrada, além da pactuação entre os gestores sobre as ações para evoluir o alcance e os índices de sucesso do tratamento no Estado.
Dados da doença em Alagoas – Segundo dados do Setor de Estatística da Sesau, em 2013 a tuberculose atingiu 1.062 alagoanos e de janeiro até a primeira quinzena de maio deste ano foram diagnosticados 293 novos casos. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Tuberculose, Ivete Tenório, dos 102 municípios alagoanos, Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e União dos Palmares registram as maiores incidências da doença, concentrando 70% dos casos no Estado.