Geral

Saúde de Girau recebe prêmio ‘Qualidade e Excelência na Saúde Pública’

03/05/2014
Saúde de Girau recebe prêmio ‘Qualidade e Excelência na Saúde Pública’

  ARUSKA 2  O município de Girau do Ponciano foi um dos grandes vencedores do prêmio “Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, que premiou as ações de destaque implantadas no ano de 2013, concedido no 9º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Brasil, realizado entre os dias 27 a 30 de abril, na cidade de Foz do Iguaçi, no Paraná.
Durante do evento, Girau do Ponciano foi representado pela secretária Municipal de Saúde, Aruska Magalhães, que apresentou os projetos e ações desenvolvidos durante sua gestão, e que vem beneficiando a população do município.
O evento contou com a participação de palestrantes como a PhD Drª Bernadétte Beber – PhD em Engenharia e Gestão do Conhecimento; Tânia Mary Gomes, Vice-presidente da Femama, que tratou sobre a questão do Câncer de Mama no Brasil e o Dr. Jorge Widerski, com o tema “O gestor visionário”, além de outras atividades desenvolvidas ao longo do evento.
A secretária de Saúde Aruska Magalhães destacou as ações desenvolvidas em Girau do Ponciano, levando sua experiência para o conhecimento de outras cidades do Brasil. “Neste Congresso, alguns dos municípios presentes apresentaram suas experiências exitosas, inclusive o município de Girau do Ponciano”, disse a secretária, enfatizando a importância do apoio do prefeito Fábio Aurélio na execução das ações desenvolvidas e implantadas na área da Saúde no município. “Todos os servidores da Saúde foram fundametais para que o Girau do Ponciano recebesse esse reconhecimento”, destacou Aruska Magalhães.
“Esta premiação foi de grande relevância para o Girau do Ponciano, pois mesmo em meio a todas as dificuldades de gestão, inclusive no âmbito do financiamento da Saúde, o município tem conseguido executar ações, em benefício da população que tem recebido reconhecimento no país”, destacou o prefeito Fábio Aurélio.

Projetos

Foram destaques da saúde do Girau nesta apresentação:

Aumento em mais de 100% de mamografias, em relação ao ano anterior;

Aumento em mais de 100% de coleta de colpocitologia oncótica (preventivo do câncer do colo do útero) em relação ao ano anterior;

Projeto Semana Mamãe Bebê, com ações voltadas a redução da mortalidade materno-infaltil, em parceria com a UNICEF, projeto já premido em eventos no ano anterior;

Melhorias da qualidade e acesso na atenção básica;

Fortalecimento das ações na Vigilância em Saúde;

Além do fortalecimento das ações de referência de média a alta complexidade na saúde.