Cidades

Restaurante consolida turismo rural na histórica cidade de Penedo

29/05/2014
Restaurante consolida turismo rural na histórica cidade de Penedo

Restaurante turístico de Penedo impulsionará desenvolvimento na região do Baixo São Francisco (Ascom Desenvolve)

Restaurante turístico de Penedo impulsionará desenvolvimento na região do Baixo São Francisco (Ascom Desenvolve)

A histórica e turística cidade de Penedo e os visitantes acabam de ganhar um empreendimento que impulsionará o turismo rural na região do Baixo São Francisco. Trata-se do primeiro restaurante turístico da região. O local contou com um investimento de R$ 207 mil não reembolsáveis.
Situada na divisa entre Alagoas e Sergipe, às margens do Rio São Francisco, a cidade de Penedo é considerada uma das mais belas cidades históricas do país. Com igrejas, conventos e outras construções dos séculos 17 e 18, a cidade conta em suas ruas um pouco do passado do Brasil, proporcionando uma volta ao período colonial.
Além dos atrativos históricos, os turistas que passam pela região passaram a contar, recentemente, com o chamado turismo rural, que vem se fortalecendo a cada dia.
Exemplo de empreendedorismo, desde 2011 a Cooperativa de Turismo Rural de Penedo – Cooptur Rural submeteu um projeto para estruturação de um espaço turístico com o objetivo de consolidar o seguimento na região.

    Baixa renda

Aproximadamente três anos após a aprovação deste projeto e diversas capacitações, através do Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda, a instituição inaugurou, nesta quarta-feira (28), o primeiro restaurante turístico da região. O empreendimento contou com um investimento de R$ 207 mil não reembolsáveis.
O projeto proposto e aprovado pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, coordenadora do referido edital, possuía diversas estratégias de ação que iam muito além da construção da infraestrutura turística.
Segundo o presidente da Cooptur, Ronaldo dos Santos, o empreendimento vai criar postos de trabalhos nos setores de alimentação, segurança e entretenimento.
“Este projeto, apoiado pelo Governo de Alagoas, é um verdadeiro serviço social, pois vai gerar emprego e renda para muitas famílias de forma sustentável. O Governo de Alagoas nos mostrou que melhor do que ganhar o peixe é ganhar os instrumentos para pescar com as nossas próprias mãos”, enfatizou emocionado Ronaldo dos Santos.
O presidente da cooperativa destacou ainda que o empreendimento passa a ser mais uma ferramenta para a atividade turística já existente no município de Penedo e vai auxiliar na melhoria da qualidade de vida tanto da população local quanto dos turistas que visitam a região.