Geral

Região dos Quilombos é contemplada pelo projeto de Turismo Cultural

17/05/2014
Região dos Quilombos é contemplada pelo projeto de Turismo Cultural

Governador Teotonio Vilela e Luiz Eduardo Pereira, do Sebrae Nacional, formalizam projetos

Governador Teotonio Vilela e Luiz Eduardo Pereira, do Sebrae Nacional, formalizam projetos

  A região dos Quilombos foi contemplada pelo projeto “Desenvolvimento do Turismo Cultural e do Ecoturismo na Região dos Quilombos”, do Sebrae nacional. O anúncio foi feito no Palácio República dos Palmares, durante reunião nesta quinta-feira (15) entre o governador Teotonio Vilela Filho, o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Pereira, o diretor do Sebrae/AL, Marcos Vieira, a secretária de Estado de Turismo, Danielle Novis, e outras autoridades. Durante a reunião, ainda foram formalizados mais dois projetos, levando os três juntos a totalizam 8 milhões de reais, e também beneficiarão pequenos empreendedores em Craíbas – e sua região circunvizinha – e o Litoral Sul, devido a construção do Estaleiro Eisa, em Coruripe.
O projeto para a região dos Quilombos possui 28 ações, distribuídas em oito componentes, válidos por três anos, e com a proposta de estimular, planejar e estruturar produtos turísticos na região, além de desenvolver os pequenos negócios locais, ampliando o mercado e promovendo o desenvolvimento empresarial.
Durante a reunião, o potencial turístico da região foi enaltecido pelos gestores do Sebrae. “Em uma pesquisa recente, foi diagnosticado que os hábitos de consumo nas cidades do interior foram responsáveis por 38% do crescimento do mercado”, disse Marcos Vieira.
Com o roteiro “Caminhos da Liberdade” já consolidado, a secretária do Estado de Turismo, Danielle Novis, falou sobre o produto, que envolve um passeio pela história, etnia, cultura, natureza, aventura e observação de aves. “A Região dos Quilombos não se resume ao turismo étnico da Serra da Barriga, em União dos Palmares. O território possui um potencial turístico muito rico, que precisa ser desenvolvido, em especial nos segmentos de ecoturismo, turismo de aventura, cultural e sensorial”, pontua.
Novis ainda explicou que o projeto é semelhante ao de “Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco“, que contemplou toda a região ribeirinha com subsídios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). Além disso, ela destacou a importância de manter as raízes quilombolas vivas na região, através do artesanato, gastronomia dos povoados e as tradições religiosas existentes nos municípios.

    Região Quilombos

De acordo com o Plano Estadual de Turismo, o Estado de Alagoas está dividido em cinco regiões turísticas, dentre elas a Região dos Quilombos, composta por 23 municípios: Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Mar Vermelho, Messias, Murici, Novo Lino, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa.