Política

PMDB indica Renan Filho candidato ao governo

05/05/2014
PMDB indica Renan Filho candidato ao governo

renanfilhoO jogo de xadrez político-eleitoral começou lá no início de 2013. E com várias jogadas de mestre durante todo esse período, mostrou que a partida rumo ao Palácio dos Palmares, mudava a medida em que se posicionava seu jogador maior, o presidente do Senado Renan Calheiros.
Habilmente, Renan foi movendo as peças que compõe o jogo político até desagauar nesta segunda-feira no anúncio do deputado-federal Renan Filho, 35 anos, como o candidato a governador (com reais condições de vitória) masis jovem da história política do Estado.
“Renanzinho” como é conhecido, por muitos, foi prefeito de Murici por dois mandatos e na última eleição geral, o deputado-federal mais votado.
A vez – como quase todos dizem – era do presidenete do senado, que teve em 1990, uma eleição tomada pelas “forças ocultas alagoanos” que fraudaram uma eleição, onde tinha de cada 10 eleitores, oito votos.
Mas Renan, o pai, pelo posto que ocupa no cenário nacional, sendo linha de frente na defesa dos interesses do Congresso Nacional, além de ser um fiel escudeiro do governo federal (seu partido tem o vice-presidente da República), prefere ficar em Brasilia, para de lá garantir os recursos que estão levando Alagoas à rota do desenvolvimento.
Quis o destino – pela conjuntura política atual – que o Presidente do Congresso Nacional não disputasse novamente o governo de Alagoas. E ele deve permanecer por mais dois anos a frente do Congresso.
E a união de 16 partidos reforça a tese de que a oposição sairá forte em busca dos objetivos de outubro, ainda mais quando a “situação” se apresenta fracionada na busca por uma candidatura forte.
Como a chamada “oposição”, não tem nada a ver com isso, já buscará a partir do anúncio dessa segunda-feira (05) em busca do que realmente interessa nesse ano eleitoral: o voto.
Já o nome que comporá a chapa, segundo analistas políticos só sairá no último segundo do segundo tempo dessa partida.

Quem é Renan Filho?
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho nasceu em Murici em 8 de outubro de 1979. Filho do senador e presidente do Congresso Renan Calheiro e de dona Maria Verônica Rodrigues Calheiros. Atualmente exercendo o mandato de deputado-federal Renan Filho é formado em Economia pela Universidade de Brasília onde foi presidente do Centro Acadêmico de Economia. Prefeito por dois mandatos de sua terra natal Murici, agora é alçado pela chamada Frente de Oposição, que congrega 16 partidos, como candidato mais jovem da história ao governo de Alagoas.