Geral

Parceria entre Estado e pastoral garante qualidade de vida a idosos

07/05/2014
Parceria entre Estado e pastoral garante qualidade de vida a idosos

  liderescominitariosdapastoral  Convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a Pastoral da Pessoa Idosa, vem garantindo uma melhor qualidade de vida a idosos atendidos pela entidade. Por meio do convênio, são realizadas capacitações direcionadas a multiplicadores de informação, viabilizado transporte para visitas aos assistidos pela Pastoral, alimentação, criação da sede e produção de material educativo.
A secretária da Seades, Celiany Rocha, afirma que poder apoiar a Pastoral nessa ação é uma oportunidade de dar aos idosos condição de vida mais adequada, advertindo-os sobre seus direitos.
“Nós, enquanto Estado, temos o dever de divulgar e estar do lado de instituições que prezam pela dignidade e respeito da sociedade. Ver o reflexo desse projeto na vida dos idosos em forma de carinho e atenção é muito recompensador. “É uma atitude de humildade e solidariedade que muitas vezes falta às pessoas e que é propagada de forma tão incisiva pela Pastoral”, disse a secretária.
Em seu sexto ano de atividades no Estado, a Pastoral beneficia 2.182 idosos de oito municípios alagoanos, identificados pelos mais de 500 líderes comunitários presentes em cada região. “Já estou há seis anos nessa caminhada. Como eu cuidava do meu pai idoso, me sensibilizei com a ação. É uma troca de histórias, saímos de lá renovadas. Tem dia que chego triste e eles me fazem esquecer de todos os problemas. É um momento de solidariedade. Estamos nesse projeto por eles, mas o retorno é muito grande também”, declarou Josefa Oliveira dos Santos, coordenadora da Pastoral na Chã da Jaqueira.

    Motivação

“Necessitamos de recursos para manter o voluntariado animado. O apoio da Seades nos motivou a continuar com nosso trabalho. Muitas famílias desconhecem os direitos que os idosos possuem e as visitas funcionam como um alerta e uma forma de esclarecer essas dúvidas”, afirmou o coordenador estadual da Pastoral, Crismédio Neto, ao enfatizar a necessidade de transformar os líderes em agentes multiplicadores de informação.
Apenas na comunidade de Chã da Jaqueira são 150 idosos beneficiados, que recebem assistência contínua da Pastoral, a exemplo da avó de Adriana Silva que está no projeto desde a fundação da entidade, em 2008. Para a neta de Lurdes, essas visitas ajudam as famílias a cuidarem melhor dos idosos dentro de casa, promovendo, inclusive, um melhor convívio entre eles.
“Coisas que nunca tivemos acesso; coisas simples como o direito a remédios, eu só fiquei sabendo com a visita dos líderes”, disse Adriana. “Acaba sendo muito importante, não só pra minha avó, que se distrai com as visitas, mas para nós da família entendermos a melhor maneira de olhar por eles”, completou.

 Visitas

Em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especial de Assistência Social (Creas) e Unidades Básicas de Saúde, são realizadas, mensalmente, visitas domiciliares no período da tarde, tendo como base os indicadores da Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa (Fadopi), entre eles: atividade física, ingestão de líquido, vacinas, prevenção de quedas, internação, incontinência urinária, e dependência. Dessa forma, cada líder, depois de capacitado, pode acompanhar e coordenar a situação dos idosos através da avaliação desses critérios de fragilidade, traçando o perfil dos beneficiados, com suas carências e necessidades.
Com 102 anos, 11 filhos e muitas histórias para compartilhar, Lurdes Silva se diz realizada ao receber as visitas, que já duram seis anos. “Minha vista já não funciona. Caí da cama inúmeras vezes, mas no dia que eles chegam na minha casa é  um momento de alegria e satisfação. É um sentimento de amor que é passado para nós”, disse.
A Pastoral da Pessoa Idosa está localizada na Avenida Dom Antônio Brandão, 559, Farol, e funciona às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h.