Geral

Museu Palácio Floriano Peixoto abre exposição de Lula Nogueira

13/05/2014
Museu Palácio Floriano Peixoto abre exposição de Lula Nogueira

Exposiçao - Coleção e ConexõesA Exposição “Coleção e Conexões” foi aberta em noite festiva nessa segunda-feira (12) no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). Visitantes, artistas visuais e autoridades prestigiaram a exposição montada no Mupa que traz o acervo pessoal do artista visual Lula Nogueira. A solenidade marcou o início da 12ª Semana de Museus em Alagoas. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Na ocasião, o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos, parabenizou o artista pelo trabalho criativo e ao diretor do Mupa pela montagem do acervo.
“A Secretaria de Estado da Cultura tem a satisfação de realizar esta exposição trazendo o trabalho de Lula Nogueira, uma referência nas artes visuais de Alagoas para apreciação pública”, afirmou o secretario.
O diretor do Mupa, José Márcio Passos, agradeceu a colaboração de Lula Nogueira e o trabalho da equipe do museu. “Agradeço ao Lula Nogueira por ter aceitado expor no Mupa trazendo os seus artistas preferidos, disponibilizando seu acervo pessoal que é referência nas artes visuais em Alagoas”, ressaltou. Ele recitou ainda um poema homenageando o artista.
O artista visual, Lula Nogueira agradeceu a Secult pelo espaço concedido para a realização da exposição. “Agradeço a todos os envolvidos na montagem dessa exposição que também é um projeto cultural que integra a semana de Museus”, afirmou.
Nogueira também ressaltou a participação de diversos artistas por meio de obras que compõem o acervo da exposição. “Estou muito feliz com a exposição e também por ela trazer não só meus trabalhos, mas também o de outros artistas em diferentes épocas”, declarou.
A professora Karine Maciel da Unidade Integrada Professor Wilton Gama Sesi/Senai-EJA/EBEP fez questão de entrar em contato com a direção do Mupa e trazer seus alunos para conhecerem a exposição.
“Acho importante esse momento, uma vez que os alunos têm a oportunidade de conhecer mais sobre os museus da cidade e sobre a cultura do Estado”, destacou.
O aluno José Marcos Feitosa, de 28 anos, visitou pela primeira vez e se encantou com a exposição e as instalações do Mupa. “Gostei muito da exposição e dos outros espaços do Mupa, foi interessante participar desse momento”, afirmou.

Acervo

No rico acervo com mais de 60 peças, estão também obras de vários artistas alagoanos. As peças são da coleção pessoal de Lula Nogueira e outras foram convidadas a participar, a exemplo dos artistas, Tânia Pedrosa, Agélio Novais, Ricardo Nascimento, entre outros importantes nomes das artes visuais do Estado.
O artista convidado, Tadeu Gomes de Penedo, conhecido como Tadeu dos Bonecos, exibiu pela primeira vez seu trabalho. “Essa é a minha primeira participação em exposição e fico feliz em poder colaborar”, afirmou. Já a renomada artista Tânia Pedrosa parabenizou à iniciativa da exposição. “Essa com certeza é a exposição mais significativa dos últimos tempos realizada pelo Mupa, afirmou. O Lula e a Secult estão de parabéns”, concluiu. A exposição “Coleção e Conexões” fica aberta à visitação pública até o dia 20 de julho. Mais informações e agendamento de visitas pelo 3315-7874.