Geral

Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico de leptospirose e acidentes com animais peçonhentos

06/05/2014
Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico de leptospirose e acidentes com animais peçonhentos

    capacitacao_sobre_leptospiA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (6), uma atualização sobre doenças transmitidas ao homem pelos animais – principalmente no período de chuvas – como a leptospirose e acidentes com animais peçonhentos. O atendimento antirrábico humano também foi abordado na reunião, destinada a médicos e enfermeiros dos 102 municípios alagoanos, que aconteceu no auditório do Hotel Jatiúca.
Segundo o técnico estadual do Núcleo de Controle de Zoonoses, Valmir Costa, o foco da atualização é em diagnóstico e prevenção. “É preciso ainda alertar a população sobre as recomendações nesse período chuvoso: evitar o contato com águas das enchentes e procurar a unidade de saúde mais próxima quando aparecerem sintomas como febre e dor”, explicou.
Ainda de acordo com o técnico estadual, os sintomas da leptospirose e da dengue são muito parecidos. “Apenas o médico, na unidade de saúde, vai ajudar o paciente a identificar a doença e o tratamento adequado”, esclareceu. Ele acrescentou ainda que, com as chuvas, existe uma maior probabilidade dos escorpiões e cobras se desalojarem e provocarem algum acidente.
“A capacitação vai habilitar os participantes a tratar e a diagnosticar a doença em tempo hábil, com o intuito de evitar óbitos e prevenir o surgimento de novos casos”, esclareceu o técnico estadual. Ele acrescentou ainda que participaram do treinamento profissionais vinculados aos hospitais e ambulatórios.

 Programação – A atualização teve como palestrantes os infectologistas José Maria Constant e Fernando Maia. Médicos do Hospital Escola Hélvio Auto, eles capacitaram os participantes, respectivamente, sobre o atendimento antirrábico humano e leptospirose e acidentes com animais peçonhentos.