Geral

IML inaugura Núcleo para atendimento de crianças vítimas de violência

17/05/2014
IML inaugura Núcleo para atendimento de crianças vítimas de violência

Naps irá funcionar com uma equipe formada por duas psicólogas e uma assistente social que farão a pré-consulta na sala que tem decoração infantil

Naps irá funcionar com uma equipe formada por duas psicólogas e uma assistente social que farão a pré-consulta na sala que tem decoração infantil

A Perícia Oficial por meio do Instituto Médico Legal de Maceió inaugurou na manhã desta sexta-feira (16) o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS).  O espaço, pioneiro em unidades de IML’s em Alagoas, será responsável pelo atendimento especializado para crianças vítimas de violência no Estado.
O Naps era um desejo antigo da direção do IML e de vários outros órgãos que formam a rede de combate aos crimes contra crianças e adolescentes, como os conselhos tutelares, Delegacia da Criança e a Vara da Infância. Mas, a sala só se tornou uma realidade após uma campanha interna entre os funcionários do próprio órgão, que abraçaram a causa e montaram o ambiente destinado ao atendimento prioritário para as crianças encaminhadas à unidade de Maceió.
O diretor do IML Luiz Mansur explicou que a criação do Núcleo contou com o patrocínio da ONG Parceiros da Vida. O espaço será responsável por atender crianças de 0 a 12 anos dos 50 municípios atendidos pelo órgão, garantindo a elas um atendimento totalmente humanizado como preconiza a legislação brasileira.
“O Naps irá funcionar com uma equipe exclusiva e especializada formada por duas psicólogas e uma assistente social que serão responsáveis pela pré-consulta na sala que recebeu uma decoração infantil e uma brinquedoteca equipada com livros, jogos, e brinquedos e, em seguida, a criança é encaminhada para a realização do exame de corpo de delito pelo médico legista plantonista”, explicou Mansur.

    Dados estatísticos

Em 2013, o IML de Maceió registrou 511 atendimentos para crianças de 0 a 12 anos, uma média mensal de 42 casos.  Desse total, 242 exames foram realizados em vítimas de estupro com conjunção carnal, outros 217 exames foram em vítimas de lesão corporal, e 52 exames em vítimas de estupro por ato libidinoso.
Este ano, o IML já contabilizou nos quatro primeiros meses (janeiro a abril), 187 casos com crianças da mesma faixa etária, sendo 100 por lesão corporal, 76 por estupros com conjunção carnal e 11 estupros por ato libidinoso. Segundo a assistente social Sonaly Freire, que irá trabalhar no Naps com as psicólogas Rita Carla e Mayra Ventura, foi exatamente esse alto índice de registro de casos da violação dos direitos das crianças que sensibilizou os funcionários do IML para a criação do espaço.
“Já atendíamos essas crianças, mas percebemos a necessidade de criar um ambiente adequado preparado especialmente para recebê-las e atendê-las, um espaço aconchegante e lúdico que elas se identifiquem diminuindo o trauma do exame”, destacou a servidora.
Durante a inauguração, a vice-presidente da Almagis e juíza da infância e juventude Emanuela Porangaba destacou a iniciativa como relevante, pois irá proporcionar às crianças uma segurança maior com o atendimento psicológico, antes da perícia médica.  Além da juíza, prestigiaram o evento o diretor da Perícia oficial João Alfredo, o diretor do Instituto de Criminalística José Cavalcante, a diretora do Instituto de Identificação, o representante do Conselho Estadual de Segurança, Antônio Carlos Gouveia e a representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Nelma Nunes.