Geral

Governo apresenta plano de ação para eventos de massa

22/05/2014
Governo apresenta plano de ação para eventos de massa

 reipele6   Para garantir a organização e pactuação de diversos órgãos de saúde em eventos que reúnem ou mobilizam multidões, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) elaborou um Plano Operativo de Apoio aos Eventos de Massa do Setor de Saúde.
A estratégia será implementada durante a Copa do Mundo e foi apresentada na quarta-feira (21), no auditório do Hotel Tambaqui, em Maceió.
A iniciativa contou com representantes da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Alagoas, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Hospital Escola Hélvio Auto, Hospital Geral do Estado (HGE) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Presente à abertura do evento, a superintendente estadual de Vigilância à Saúde, Sandra Canuto, ressaltou que a criação de um plano de ação para o atendimento a grandes eventos é essencial para a segurança dos alagoanos e visitantes. “Alagoas enfrentou em sua história recente tragédias como enchentes e epidemias e conseguiu responder a todos de forma profissional e técnica, mas é necessário aprimorarmos no plano de contingência e, por isso, elaboramos um plano operativo”, destacou a superintendente.
Sandra Canuto ressaltou ainda que o plano estadual une diferentes instâncias públicas e define as áreas de atuação de cada uma delas em casos de urgência.
“Todos os órgãos foram preparados e estão cientes de seu papel em eventos que reúnem grande quantidade de pessoas. Com o direcionamento, a ação acontece de forma célere, evitando ao máximo o agravamento de qualquer situação que ponha em risco a saúde dos presentes”, destacou.
De acordo com a coordenadora de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde, Marlene Lima, o plano é destinado a qualquer evento de massa, a exemplo do carnaval, apresentações artísticas, festas juninas e será colocado em prática durante a Copa do Mundo. Isso porque, mesmo não sediando nenhum dos jogos da competição, Maceió servirá de apoio para visitantes e recepcionará a seleção do país africano de Gana.
“Durante o mundial de futebol haverá um aumento no número de visitantes em Alagoas. Por isso, o Estado já preparou suas equipes técnicas para atuar no caso de ameaças químicas, biológicas, radioativas, nucleares e explosivas”, explicou Marlene Lima, destacando, ainda, que o Hospital Hélvio Auto e o HGE atuarão como unidades referenciais em casos de urgências.