Geral

Gestores recebem orientação para criação de Sistemas de Cultura

07/05/2014
Gestores recebem orientação para criação de Sistemas de Cultura

 capacitacaosistemascultura   Gestores municipais de cultura de várias regiões de Alagoas participaram de uma oficina sobre a criação dos Sistemas Municipais de Cultura. A capacitação teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa foi realizada na terça-feira (6), no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) com representantes da Representação Regional Nordeste, do Ministério da Cultura (RRNE/MinC)
Durante a oficina, foi apresentada a plataforma digital criada pelo MinC, para auxiliar os gestores de cultura na criação dos sistemas municipais. Eles receberam orientação sobre como criar o Sistema Municipal de Cultura. Na ocasião, também foram abordados diversos elementos sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
A oficina foi ministrada pelo chefe da Representação Regional Nordeste/MinC, Gilson Matias, e Vânia Brayner, consultora da Unesco para o Sistema Nacional de Cultura.
De acordo com Matias, o objetivo das oficinas que estão sendo realizadas simultaneamente em vários estados do Nordeste é o de orientar os gestores com as ferramentas necessárias para que os sistemas sejam criados em cada município.
“Estamos trazendo elementos do Sistema Nacional de Cultura numa plataforma online, visando com isso à automação desse processo, a inserção virtual num ambiente em qual, além da adesão, também terá um acompanhamento por parte do MinC. Temos o objetivo maior de concretizar esse processo de institucionalização das políticas de Estado, para que as mesmas possam ser continuadas”, ressaltou.
O assessor de cultura do município de São Miguel dos Campos, Fernando Fernandes, a capacitação foi um incentivo para que os gestores possam dar continuidade no processo de implementação dos sistemas municipais, além da criação dos planos municipais de cultura.
“Essa é uma oportunidade excelente e bastante esclarecedora para obtermos sucesso na construção das políticas públicas para o município. É muito importante a presença do MinC com o apoio da Secult para orientar os gestores”, afirmou.
Os gestores municipais de Cultura podem obter acesso ao tutorial da plataforma online do SNC elaborado pelo MinC através do link http://goo.gl/US7y9t