Geral

Estudantes de escolas estaduais participam do Concurso de Redação do Senado

19/05/2014
Estudantes de escolas estaduais participam do Concurso de Redação do Senado

SEEEscolas e estudantes do ensino médio das redes públicas de todo o país já podem se inscrever no Concurso de Redação do Senado Federal, iniciativa promovida pelo Senado Federal que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre política, democracia e cidadania e disseminar informações sobre o papel de um senador e do Poder Legislativo. A ação conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e, em Alagoas, é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
O concurso proporciona conhecimento acerca da estrutura e funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Este ano o tema da redação – que deve ter de 20 a 30 linhas – é “Se eu fosse Senador”. Para participar, é preciso que o aluno tenha, no máximo, 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2014.
Cada instituição de ensino deverá enviar a sua melhor redação à Secretaria de Educação, até o dia 22 de agosto. Cada secretaria de Educação seleciona uma redação finalista e outras duas redações classificadas em segundo e em terceiro lugar e as encaminha ao Senado Federal. As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora do Senado Federal — uma de cada unidade da Federação — classificando as vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Os alunos classificados em primeiro lugar no Concurso de Redação do Senado Federal em sua respectiva unidade da Federação irão a Brasília para participar, durante três dias, dos trabalhos do Projeto Jovem Senador, que incluem a elaboração de sugestões de proposições legislativas, apresentadas em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal, em comissões temáticas e sessões plenárias.
Em Alagoas – A expectativa é que em Alagoas, 212 escolas estaduais participem do concurso, professores de cada Coordenadoria Regional de Ensino (CREs) do estado, participaram no dia 06 de maio de uma capacitação sobre o Concurso de Redação do Senado Federal, esses professores serão multiplicadores em cada CRE.
“O tema “Se eu fosse Senador…” é muito importante porque estamos em um ano de eleições e isso faz com que se gere em sala de aula uma discussão sobre o assunto. Com isso, os alunos começam a entender como é o trabalho de um senador e qual o reflexo do seu trabalho para a sociedade”, avalia Jair Porto, Gerente de Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Cronograma do Jovem Senador
Até 22 de agosto: envio das redações escolhidas pelas escolas à secretaria de Educação de sua unidade da Federação;
Até 30 de setembro: envio ao Senado Federal, das redações escolhidas pela Secretaria de Educação classificadas em 1°, 2º e 3º lugares;
Até 10 de outubro: reunião da Comissão Julgadora do Senado Federal; divulgação do resultado do Concurso de Redação
18 de novembro: cerimônia de premiação do Concurso de Redação;divulgação do próximo tema do Concurso de Redação;posse dos jovens senadores e eleição da Mesa Jovem
19 de novembro:trabalho legislativo no Jovem Senador;participação na cerimônia do Dia da Bandeira
20 de novembro:trabalho legislativo no Jovem Senador
21 de novembro: trabalho legislativo no Jovem Senador (votação e aprovação dos projetos de lei/publicação dos projetos);atividades de encerramento do projeto
22 novembro: partida dos alunos finalistas.