Geral

Estratégia de abastecimento é revista após chuvas intensas no Estado

22/05/2014

   carrospipas Os meses de abril e maio registraram chuvas acima da média histórica em todas as regiões do Estado de Alagoas (Semarh), segundo relatório da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. A precipitação levou a Semarh e à Coordenação Estadual da Defesa Civil (Cedec) a rever a estratégia de abastecimento de carros-pipa nos municípios em situação de emergência.
O mês de abril registra precipitações que chegam a 166% da média histórica em regiões como o Baixo São Francisco, e só durante a primeira semana de maio já choveu quase o equivalente ao mês inteiro no Estado. “A tendência é que o mês de maio feche com chuvas acima da média”, explica Vinícius, lembrando que a previsão climática para o trimestre indica 75% de chances de chuvas dentro ou acima da normalidade.
Com a água da chuva acumulada nas cisternas e barreiros, o Governo do Estado resolveu suspender o abastecimento das residências através do carro-pipa. “Nós ainda estamos em situação de emergência. Esta situação prolonga-se até julho. Mas estamos preferindo economizar os recursos para períodos de maior necessidade”, informa o secretário da Semarh, Napoleão Casado.
No entanto, as prefeituras que ainda sentirem necessidade de abastecimento via carro-pipa, deve encaminhar ofício à Cedec solicitando uma análise técnica individual da situação do município. “Ninguém vai ficar sem água”, afirma Casado, ressaltando que a Semarh está aberta para solicitações e reuniões com prefeituras.