Geral

Educação vai preparar 25 mil alunos para Enem 2014

28/05/2014
Educação vai preparar 25 mil alunos para Enem 2014

Foto: Valdir Rocha

Foto: Valdir Rocha

   A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE), numa parceria com o Grupo Abril Educação, vai preparar mais de 25 mil alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública para as provas do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.
A preparação dos estudantes terá como ferramenta principal o Projeto Pré-Enem Alagoas, que prevê 360 horas de aulas semipresenciais e via satélite, durante três dias por semana, de 30 de junho a 7 de novembro.
O projeto é inédito no Brasil e foi apresentado nesta segunda-feira (26/05) aos professores, diretores de escolas e coordenadores de ensino do Estado, no auditório do Centro de Convenções de Maceió, no bairro do Jaraguá.
Segundo Tânia Almeida, coordenadora do projeto em Alagoas, “o objetivo é reforçar a preparação dos alunos da rede pública para o Enem e também melhorar os índices educacionais do estado”.

Execução – As aulas serão ministradas em 183 escolas, três dias por semana (segunda, quarta e sábado) e nos dois turnos: manhã e tarde. Nas escolas serão instalados monitores de TV e antenas parabólicas para as transmissões das aulas, via satélite.
As aulas de segunda e quarta são destinadas aos alunos a manhã e da tarde, no contra turno. Ou seja: quem estuda pela manhã tem preparatório à tarde e vice-versa. As aulas aos sábados são destinadas aos alunos do noturno.

    Primeiro estado – De acordo com Fernanda Lopardi, coordenadora operacional do Pré-Enem, Alagoas é o primeiro estado a firmar uma parceria como essa a nível de escola pública. “Até então, só tínhamos parceria com escolas particulares, mas com abrangência muito menor”, garantiu.
Após sua palestra no Centro de Convenções, Fernanda disse também que as aulas serão preparadas por professores especializados, em três estúdios para Abril Educação, localizados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Nas salas de aula, em todas as escolas da rede, além do monitor de TV com as teleaulas, haverá sempre um professor para fazer a intermediação entre os alunos e o instrutor que estiver ministrando o conteúdo, via satélite”, explicou.

 Teleaulas– Fernanda disse ainda que as perguntas dos alunos serão encaminhadas por e-mail pelos professores que estiverem fazendo a mediação com os instrutores das teleaulas. “Como as aulas são ao vivo, as perguntas serão respondidas na hora”, acrescentou.
“A interação entre os professores que atuarão como mediadores e os instrutores das teleaulas será feita por meio de uma plataforma web, que é um programa de computador disponibilizado pela Abril Educação”, destacou Fernanda.
“Instalada nos computadores das escolas, essa plataforma vai servir para o professor entrar em contato com os instrutores, fazendo as perguntas dos alunos, em tempo real”, enfatizou a coordenadora operacional do projeto.

    Tirando o chapéu – Para a professora Severina Simões, coordenadora da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – que abrange Rio Largo e municípios vizinhos – a iniciativa é de “tirar o chapéu”. “Nossos alunos terão uma preparação tão boa quanto dos estudantes das principais escolas do país”, opinou.
Segundo a coordenadora, as aulas acontecerão em 15 escolas. “Além das aulas e do material didático, essas escolas vão receber aparelhos de TV, parabólica e computadores”, afirmou Severina.
Os professores que trabalharão como mediadores também receberão uma ajuda de custo. “Por isso, ao se inscrever no projeto eles tiveram que indicar a conta bancária da Caixa, onde serão depositados os valores referentes a essa ajuda de custo”, acrescentou.