Geral

Criadores de caprinos e ovinos serão beneficiados com frigorífico

22/05/2014
Criadores de caprinos e ovinos serão beneficiados com frigorífico

   delmiro4 As obras do Frigorífico de Ovinos e Caprinos de Delmiro Gouveia entra em fase de conclusão. Com investimento de aproximadamente R$ 500 mil, oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o frigorífico é o primeiro da região e deve beneficiar diretamente 600 criadores da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel), inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão. A previsão de inauguração do empreendimento é para o segundo semestre deste ano.
Segundo o gestor do APL, Reginaldo Guedes, o frigorífico comportará entre 30 a 40 animais, e será especializado em cortes especiais. A produção contará com todas as certificações de segurança alimentar. “O que antes era uma atividade informal, onde as carnes dos animais eram vendidas em feiras livres, hoje será totalmente formalizada, seguindo as exigências da Vigilância Sanitária”, explica.
Após a conclusão da lagoa de decantação, que servirá para o tratamento dos resíduos dos cortes especiais, os equipamentos serão montados e uma série de testes será executada para garantir o perfeito funcionamento do local. “Todo o material já foi adquirido e estão guardados à espera da montagem. Depois de inaugurado, o frigorífico vai gerar cerca de 30 empregos diretos e indiretos”, afirma.
A administração do empreendimento será da Coofadel, que conta com a parceria das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri); Sebrae; Senai, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Prefeitura de Delmiro Gouveia, Banco do Brasil e Fundação Branco do Brasil.