Geral

Congresso técnico define preparativos para etapa da regional Maceió

16/05/2014
Congresso técnico define preparativos para etapa da regional Maceió

Técnicos e coordenadores discutiram todos os detalhes para o sucesso do Jeal

Técnicos e coordenadores discutiram todos os detalhes para o sucesso do Jeal

  A Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, por meio da Diretoria de Desporto Escolar (Dides), realizou na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Estádio Rei Pelé, o Congresso Técnico da etapa regional Maceió dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal-2014). Durante o encontro com técnicos e coordenadores das seis modalidades inscritas nessa etapa foram discutidas questões sobre regulamentos específicos de cada modalidade e realizado o sorteio dos grupos das equipes participantes.
Mais de mil alunos-atletas de escolas públicas e particulares integrantes da 1ª, 13ª e 14ª Coordenadorias Regionais (CRE’s) da região metropolitana de Maceió participam dessa etapa, competindo nas modalidades coletivas e individuais, no infantil e juvenil do masculino e feminino do atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. Especialmente, o atletismo e o vôlei de praia contarão com a participação de alunos-atletas de todas as CRE’s do Estado. As competições serão realizadas entre os dias 23 deste mês e 1º de junho em oito ginásios e espaços esportivos de Maceió.
Segundo o diretor técnico do Jeal, professor Ricardo Soares, em função das obras ora em andamento no Estádio Rei Pelé, as provas do atletismo ainda estão por se definir o local. “Mas, já estamos buscando alternativas caso não possamos utilizar o Trapichão. Temos como segunda opção a pista de atletismo do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, na Avenida Fernandes Lima, Farol”, informou Ricardo, lembrando também que a equipe da Dides vem apoiando e realizando as inscrições nas regionais do interior do Estado.

Etapa estadual

O Jeal deste ano contará com disputas em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, bocha (paradesporto), ciclismo, futsal, ginástica rítmica, judô, handebol, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, vôlei sentado (paradesporto) e xadrez.  “Com certeza, mais uma vez com o apoio do nosso governador Teotonio Vilela e da secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura estaremos realizando mais uma edição deste que já se tornou no maior evento esportivo estudantil de Alagoas, onde descobrimos promissores talentos”, disse a secretária de Estado Adjunta do Esporte, Vânia Quintela, ressaltando também a dedicação da sua equipe de professores e técnicos da Dides e a parceria com federações esportivas amadoras.

 Os jogos

Os Jogos Estudantis de Alagoas são realizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. A etapa estadual acontecerá de 31 de julho a 10 de agosto, em Maceió, como seletivas para as etapas nacionais que serão disputadas na cidade de Londrina, no Paraná, em setembro, para atletas de 12 a 14 anos; e para atletas de 15 a 17 anos, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, no mês de novembro.