Geral

Cartões de inscrição de exame de certificação do Ensino Fundamental já estão disponíveis

09/05/2014
Cartões de inscrição de exame de certificação do Ensino Fundamental já estão disponíveis

Rubens Lima, técnico da Gerência de Formação Inicial e Continuada da SEE e responsável pela organização do exame no estado, informa que o Inep já começou a enviar os cartões de inscrição para os e-mails dos candidatos

Rubens Lima, informa que o Inep já começou a enviar os cartões de inscrição para os e-mails dos candidatos

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental já podem acessar o seu e-mail para imprimir o cartão de inscrição com o local e horário da prova. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será realizado em todo o país no dia 1º de junho e, em Alagoas, as provas serão aplicadas em Maceió e Santana do Ipanema.
Voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o Encceja totalizou 112.577 inscritos em todo o país, um número 7,5% superior ao registrado no ano passado, quando 104.663 pessoas participaram. Em Alagoas, foram 1.172 inscritos, sendo que 1039 que farão provas em Maceió e 133 em Santana do Ipanema.
Rubens Lima, técnico da Gerência de Formação Inicial e Continuada da SEE e responsável pela organização do exame no estado, informa que o Inep já começou a enviar os cartões de inscrição para os e-mails dos candidatos. “O documento será enviado para o endereço registrado no ato da inscrição e os candidatos devem estar atentos aos seus e-mails”, orienta.
O Inep também disponibilizou em seu site material que subsidiará o estudo dos candidatos para a prova. Para baixar os arquivos, basta acessar o endereço http://portal.inep.gov.br/web/encceja/livro-do-estudante-ensino-fundamental.

 Provas – O exame será realizado no dia 1º de junho, com provas aplicadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) – escolas Moreira e Silva, Laura Dantas e Princesa Isabel – em Maceió e na Escola Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema.
No horário da manhã – das 8h às 12h- serão aplicadas as provas de Ciências Naturais, História e Geografia, enquanto, à tarde (das 14h às 19h), os candidatos respondem a questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
Rubens Lima alerta os candidatos em relação ao horário e outras regras do exame. “É preciso que eles cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência portando caneta esferográfica de tinta preta e material transparente, cartão de inscrição e documento original com foto, que pode ser a identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou reservista” avisa o técnico.
Será aprovado o candidato que alcançar, no mínimo, cem pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas (Prova I: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; Prova II: Matemática; Prova III: História e Geografia e Prova IV: Ciências Naturais) e até cinco pontos na Redação (que vale de 0 a 10).