Geral

Câmara de Delmiro realiza audiência pública com agências bancárias

30/05/2014
Câmara de Delmiro realiza audiência pública com agências bancárias

DSC_0285    A Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia realizou nesta quinta-feira (29), mais uma audiência pública. Dessa vez a reunião teve como convidados os representantes das agências bancárias do município, que debateram com os parlamentares sobre o atendimento prestado aos clientes, em especial o grande tempo de espera nas filas.
A audiência foi solicitada pelo vereador Edvaldo Nascimento e contou com a presença do gerente geral da Caixa Econômica Eduardo Soares e o gerente do Bradesco Manoel Brandão. A subgerente do Bradesco, Sayonara Aragão, também esteve presente no plenário.
Os gerentes foram indagados pelos parlamentares sobre os investimentos que estão sendo realizados para a melhoria do atendimento ao público. Segundo Manoel, que assumiu a gerência da agência Delmiro na última quarta-feira, a melhoria do atendimento ao cliente é uma das preocupações do Bradesco. “O Bradesco vem se preocupando muito com a qualidade do seu atendimento e vem cumprindo a Lei no que se refere ao tempo de espera. Nos primeiros cinco dias úteis do mês e quando há pagamento de aposentados e firmas, há um grande número de pessoas nas agências, mas o Bradesco vem tentando melhorar cada vez mais a qualidade do serviço ofertada, inclusive disponibilizando atendimentos através do Bradesco Express e correspondentes”, falou.
Segundo Eduardo, a Caixa Econômica está abrindo uma hora mais cedo para melhor atender aos clientes. “Estamos em um contínuo processo de melhorias para que o público seja atendido da melhor forma. Ressaltamos que o tempo médio de espera é de 20 minutos, dentro do que é estabelecido por lei, e ainda disponibilizamos um grande número de correspondentes para que os clientes possam realizar as suas transações. Inclusive estamos estudando a possibilidade de ampliação do espaço físico da agência ou transferência para outro local, porque é nosso foco atender da melhor forma a nossa clientela”.
O vereador Milton Lisboa falou sobre o sistema da Caixa Econômica, enfatizando que sempre está fora do ar, mas, segundo o gerente, a empresa está realizando investimentos na área para que isso seja minimizado. O vereador marcos Costa enfatizou que as taxas cobradas pelos bancos deveriam ser revertidas em uma melhor estrutura para o atendimento dos clientes. “Os clientes precisam de espaço porque pagam taxas e estas deveriam ser revertidas em uma melhor estrutura para o público”, falou Marcos.
Diante da colocação do colega, o presidente Valdo Sandes explicou que a Caixa Econômica deveria ter um autoatendimento maior, uma vez que Delmiro é uma cidade polo e a agência possui estrutura de dez anos atrás. “A minha sugestão é que haja uma ampliação da agência porque a estrutura, de dez anos atrás, não comporta o volume de atendimento da agência. Acho que deveria ter uma ampliação do autoatendimento, com maior número de caixas eletrônicos, porque isso ajudaria a desafogar a agência”.
Ao encerrar a audiência, o vereador Edvaldo agradeceu aos gerentes, lembrando que a Casa Legislativa estará sempre disposta a debater assuntos de interesse da população. “Agradeço a presença de todos e esperamos continuar os debates nesta Casa para que possamos discutir assuntos de interesse da população, e assim contribuir para a melhoria dos serviços prestados”, falou.
Durante a audiência, moradores das 369 casas da Caraibeirinhas estiveram na Câmara solicitando aos parlamentares explicações sobre o corte de energia das residências. O grupo invadiu as casas em abril, alegando que não tinha mais como esperar o término da obra, que dura mais de sete anos. O representante Adriano falou na tribuna da Casa e foi orientado pelo presidente Valdo a se dirigir à Ceal. Em seguida, foi realizada outra audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias para elaboração e execução do orçamento para 2015, conduzida pelo representante da Prefeitura, Moacir Bernardo.

 Sessão – Após as audiências públicas, foi realizada a sessão ordinária, onde as discussões tiveram como foco o Projeto de Lei enviado pelo Executivo, que dispõe sobre a regulamentação da política municipal de proteção, tratamento e atenção destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O vereador Pedro Paulo, autor do Projeto de Lei que solicitou a construção e manutenção de um Centro de Reabilitação e Reintegração da pessoa com TEA e que foi vetado pelo Executivo, ressaltou que o novo projeto enviado pelo Prefeito despreza o direito das crianças com o transtorno. “O prefeito enviou o veto ao meu projeto e o Projeto de Lei da sua autoria criando um Núcleo de Reabilitação e Reintegração Especializado no Tratamento de Pessoa com TEA, com atividades a serem desenvolvidas na Apae ou no Repensar, mas isso não atende todas as necessidades destas crianças com este transtorno. O prefeito está alijando o direito destas crianças”, disse Pedro Paulo.
Apesar do debate, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade porque, segundo o Pedro, apesar de não contemplar todo o anseio dos pais e as necessidades das crianças, não poderia votar contra, um vez que trata-se de um local que prestará o acompanhamento aos portadores do TEA.