Geral

Alunos de Alagoas participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia

17/05/2014
Alunos de Alagoas participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia

    educa78Alunos da rede pública de todo o país participaram nesta sexta-feira (16) da XVII edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira Astronômica (SAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Ministério da Educação (MEC) que, em Alagoas, contou com o apoio da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEE).
Em Alagoas, as provas da Olimpíada foram aplicadas em três escolas do Centro  Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) – Moreira e Silva, José da Silveira Camerino e Vitorino da Rocha – que responderam sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica durante quatro horas. Eles também participaram de atividades práticas.
Cada aluno que participa da OBA recebe um certificado com seu nome impresso e, se estiver entre os primeiros colocados, também ganha medalhas cunhadas em metal ou acrílico. Professores, diretores e escolas que participam do evento também são agraciados com certificados de participação.
O coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), Adriano Aubert, destaca que a participação na olimpíada e na mostra é uma experiência enriquecedora para alunos e professores. “A OBA tem um caráter multifacetado e permite a abordagem de conteúdos relativos a várias disciplinas”, avalia.
Adriana da Silva, diretora adjunta da escola, diz que os benefícios da participação na OBA vão além da aquisição de conhecimento em Astronomia. “As provas da Olimpíada servem como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM”, explica Adriana da Silva, Diretora Adjunta da Escola Estadual Moreira e Silva e Responsável pela OBA na escola.

    Experiência

A estudante Fabricia Lopes, do 5ª ano do ensino fundamental, aprovou a iniciativa da Olimpíada na sua escola, “Gostei muito da prova. Sempre participo das atividades do Observatório aqui no Cepa e, durante a prova, coloquei em prática todo meu conhecimento no assunto”, comenta a aluna da Escola Estadual Vitorino Rocha.
Já a aluna da Escola Estadual Moreira e Silva, Zaine Francyelle, do 3ª ano do ensino médio, falou da sua participação na Olimpíada. “O professor de Física daqui da escola me falou sobre a OBA e eu quis participar; a prova foi teste para o Enem”, comentou.