Geral

Alagoas ganha Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social

14/05/2014
Alagoas ganha Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social

Secretário Álvaro Machado afirma que nova secretária trará maior poder de reinserção do adulto na sociedade

Secretário Álvaro Machado afirma que nova secretária trará maior poder de reinserção do adulto na sociedade

Alagoas ganhou mais uma secretaria nesta quarta-feira (14). Foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei estadual Nº 7.623, que cria a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), com o objetivo de absorver as atividades da Superintendência Geral de Administração Penitenciária e da Superintendência de Proteção e Garantia em Medidas Socioeducativas, unidades administrativas da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). O gestor que assumirá a pasta é o coronel Carlos Luna.
De acordo com o secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a nova secretaria não trará maiores encargos financeiros aos cofres públicos, pois a sua constituição se dará a partir da readequação de duas superintendências.
Ainda segundo o secretário, a criação da Seris traz, entre outros benefícios, um maior poder de reinserção do adulto na sociedade, além de poder ofertar aos jovens em conflito com a justiça, mais ferramentas no momento em que ele for tornar a viver com suas famílias.
“Essa é uma das principais propostas da nova pasta, esse resgate familiar. Muitos destes jovens, que ficam retidos nas Unidades de Internação Masculinas, têm grandes dificuldades para retornar as suas casas. Nós queremos mudar essa realidade. A ressocialização é o caminho, aliada aos incentivos a profissionalização e educação, para que eles não tornem a trilhar o caminho da criminalidade”, afirmou.