Cidades

Agricultores de Inhapí e Piranhas recebem 19 mil quilos de sementes

02/05/2014
Agricultores de Inhapí e Piranhas recebem 19 mil quilos de sementes

Entrega de semente renova as esperanças dos agricultores

Entrega de semente renova as esperanças dos agricultores

  As chuvas não foram empecilhos para que a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) desse continuidade às ações de entregas do Programa de Sementes. Nesta sexta-feira (2), agricultores dos municípios de Piranhas e Inhapí, receberam sementes e farelo de milho para alimentação animal.
Inhapí recebeu 7 mil quilos de sementes e 75 mil quilos de farelo, já Piranhas recebeu 12 mil quilos de sementes e 100 mil quilos de farelo. O Programa de Sementes, coordenado pela Seagri recebe recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e integra o Alagoas Tem Pressa.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, a entrega das sementes, principalmente no Sertão, renova a esperança dos agricultores e a chegada das chuvas só aumenta a expectativa por uma boa safra.
“A distribuição de sementes sempre acontece com a chegada das chuvas, e atualmente, estamos trabalhando para que as entregas aconteçam de forma eficiente para que os produtores não percam tempo e possam logo em breve colher os frutos de seu trabalho”, disse o secretário.
Este ano serão mais de um milhão de quilos de sementes de milho, sorgo, mamona, arroz, feijão e algodão distribuídos em todo o Estado. Ao todo, 40 municípios que estão em situação de emergência serão beneficiados com entregas de farelo, silagem e sementes.
De acordo com o coordenador das ações da Seagri no Sertão, Miguel Oliveira, são priorizados agricultores familiares atendidos pelos programas da Secretaria como o Alagoas Mais Ovinos, o Programa de Avicultura Familiar e o Mais Leite, e organizados em associações ou cooperativas.
“Vale destacar que a Seagri repassa o farelo, mas quem fica responsável pela distribuição são os próprios municípios, seja por meio das prefeituras ou associações e cooperativas”, explicou Miguel.
Além das solenidades de entrega, foi realizada uma visita às futuras instalações do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, que será inaugurado ainda este ano.
“O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, servirá de ponto de apoio para pesquisas, capacitações de técnicos e orientação aos criadores. Visitar o centro após as entregas é a oportunidade de mostrar um pouco dos frutos do nosso trabalho e os benefícios na vida dos sertanejos alagoas”, destacou o secretário-adjunto Carlos Henrique Soares.
Estão envolvidos nas ações de desenvolvimento do Centro, além da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e da Seagri, o Instituto Ambiental Brasil Sustentável, o IICA, a Chesf, a Prefeitura de Piranhas, entre outros.
“O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido também vai contar com uma biofábrica para produção de sementes e mudas. A parceria com a Agência Espanhola foi mais uma atitude sábia e de visão de futuro do Governo do Estado, que está permitindo mudar a realidade dos sertanejos alagoanos”, complementou o superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Luciano Barros.
A solenidade de entrega de sementes também contou com a presença de agricultores, prefeitos e secretários municipais.