Geral

Vacinação contra HPV termina nesta quinta-feira nas escolas

10/04/2014
Vacinação contra HPV termina nesta quinta-feira nas escolas

Vacina continua disponível nos postos de saúde

Vacina continua disponível nos postos de saúde

   A campanha de vacinação contra HPV será encerrada nesta quinta-feira (10) nas escolas, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta que a vacina continua disponível nos postos de saúde. Em Alagoas, a meta é vacinar 97.285 adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos.
Segundo dados do Programa Nacional de Humanização (PNI), a campanha já atingiu 79,74% da meta, que corresponde a 75.549 meninas vacinadas.
Segundo a gerente estadual de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Sesau, Denise Castro, as adolescentes que ainda não foram vacinadas contra o HPV podem ser imunizadas nos postos de saúde.
“A campanha será encerrada nesta quinta-feira nas escolas, mas a vacina estará disponível nos postos de saúde dos municípios”, afirma Denise Castro, informando que os dados ainda são parciais, porque os municípios estão atualizando o sistema de informação do PNI, mas que Alagoas atingiu a meta de 80% do público alvo.
A campanha foi iniciada no dia 10 de março e realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os governos estaduais e municipais.
De acordo com Denise Castro, com a vacinação o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

    Câncer do colo do útero

Devido a sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista seja pela realização regular dos exames recomendados a partir dos 25 anos de idade.
Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, está à vacinação, o uso de preservativo e ações educativas.
Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.