Geral

UPA é inaugurada em Palmeira dos Índios pelo governo do Estado

07/04/2014
UPA é inaugurada em Palmeira dos Índios pelo governo do Estado

teotonioupaEm Palmeira dos Índios, o governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nesta segunda-feira (7), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Helenilda Velozo Pimentel, localizada no município. Além da população local, o posto vai atender ainda oito cidades da região, beneficiando mais de 150 mil pessoas com um serviço moderno, ágil e humanizado.
Ao todo, foram investidos R$ 3,1 milhões na estrutura física e compra de equipamentos. Os recursos foram provenientes do Ministério da Saúde (MS) e contrapartida do Estado. A unidade, que vai disponibilizar atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a hospitalar, funcionará todos os dias da semana, durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional.
O governador destacou a importância do momento. “O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Com o funcionamento 24 horas por dia, vamos ajudar a desafogar a Unidade de Emergência e o HGE [Hospital Geral]. Estamos priorizando a saúde com uma série de
ações, como as UPAs, a criação de leitos e a realização dos mutirões”, disse.
Teotonio Vilela lembrou ainda a criação de 600 novos leitos para internação nos últimos anos. Desses, 150 estão localizados no HGE, 150 no Hospital Clodolfo Rodrigues, no município de Santana do Ipanema, 130 da UE do Agreste, em Arapiraca, e outros 180 no novo Hospital Metropolitano de Maceió, que deve ter as obras iniciadas em breve.
“Nos últimos 30 anos até a data em que assumi, foram criados 160 leitos no Estado. Até eu deixar o Governo, serão 600. A diferença é muito grande”, expôs, acrescentando a construção das Unidades de Pronto Atendimento. “Já temos UPAs em Viçosa, Penedo e Marechal Deodoro e dá gosto de vê-las funcionando. Vamos inaugurar brevemente as de Delmiro Gouveia, Maragogi e Maceió”.
Na ocasião, o governador anunciou novos investimentos na região. “Vamos recuperar a estrada que vai de Palmeira a Arapiraca, estamos com recursos assegurados para o Polo Industrial de Palmeira, vamos construir um Centro de Diagnóstico, no valor de R$ 4 milhões, que vem se juntar à UPA, e também asfaltaremos a parte da cidade onde o serviço ainda não foi feito”.
upa2Com a UPA de Palmeira dos Índios, Alagoas passa a contar com quatro Unidades de Pronto Atendimento em pleno funcionamento. O local conta com leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de Raios-X e eletrocardiograma. Também serão beneficiadas as cidades de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca.
Também estiveram presentes à solenidade os deputados estaduais Fernando Toledo, Edval Gaia, Marcelo Vitor, prefeitos e vereadores da região e outras autoridades locais.